Rui Cardoso
Fotos: Facebook Oficial da Associação Portuguesa de Minifootball
Rui Cardoso
Fotos: Facebook Oficial da Associação Portuguesa de Minifootball
O SC Régua voltou a festejar esta temporada. No Estádio Monte da Forca, em Vila Real, os reguenses venceram esta tarde o GD Valpaços, 2-1, na final da Taça da AF Vila Real. Os durienses tiveram de virar o resultado desfavorável, 0-1, para não deixar fugir a oportunidade de conquistar o triplete. A viragem no marcador aconteceu nos últimos dez minutos do jogo. Aos 80 Paixão empatou e, aos 90 Dani apontou o tento que deixou em delírio os adeptos que viajaram da Régua. Recorde-se, que o SC Régua venceu, nas grandes penalidades o SC Vila Real na final da Supertaça disputada a 6 de Setembro de 2023 e, a 19 de Maio de 2024 em Santa Marta de Penaguião confirmou, a conquista do título de campeão distrital 2023/24 e, o regresso 20 anos depois aos campeonatos nacionais em futebol, onde participaram pela última vez na época 2003/04 na extinta III Divisão Nacional.
Rui Cardoso
Os problemas financeiros no SC Freamunde levou a direção presidida por Rui Vingança, eleito para um mandato de dois anos, a baixar a equipa sénior da Divisão de Elite, para a 2ª Divisão distrital da AF Porto. O objectivo do presidente que sucedeu na liderança dos capões a Hernâni Cardoso foi, atingido, subir de divisão logo no primeiro ano. Na verdade e, devido à reestruturação dos campeonatos distritais da AF Porto, o Freamunde vai disputar em 2024/25 a divisão de honra, devido à conquista do título de campeão da 2ª Divisão consumada esta tarde, na vitória, 0-3, na deslocação ás Termas de S. Vicente para defrontar a equipa b.
Rui Cardoso
30 de Maio de 2024. Data e feriado histórico para o SC Coimbrões. Esta tarde no Parque de Jogos Silva Matos, os adeptos coimbroenses puxaram pela equipa, no encontro decisivo para a conquista do título de campeão da Divisão de Elite AF Porto 2023/24 e, da promoção e regresso ao Campeonato de Portugal, depois da despromoção ao distrital em 2020/21. Ao intervalo, os golos de Afonso Afonso e Nemias deixavam os gaienses em vantagem, que na segunda parte voltaram a marcar por Matheus Fornazari, seguindo-se o início da grande festa. Ricardo reduziu para o Aliança de Gandra, 3-1. O treinador que ajudou ao renascer da raça é, Luisinho, ex futebolista profissional de 39 anos, que jogou no FC Paços de Ferreira, SL Benfica, Deportivo La Coruña entre outros e, que iniciou a carreira na orientação técnica na época passada, no SC Vila Real, onde terminou o percurso como jogador em 2021/22. Pelos vilarealenses conquistou o título de campeão distrital e a taça em 2022/23 e, esta temporada voltou a fazer a dobradinha, no futebol portuense.
Imprensa
Luisinho - Treinador do SC Coimbrões
" Este título e a subida de divisão são inteiramente justas, numa época longa e muito difícil."
"Dedicamos este título a estes adeptos apaixonados que estiveram com a equipa em todos os momentos."
"Fomos mais fortes nesta última fase de quatro equipas."
André Moreira - Presidente do SC Coimbrões
"Trabalhamos muito para vencer. Demos a volta aos maus momentos porque passamos ao longo da época e, assim regressamos às vitórias que nos trouxeram estas conquistas."
"Estamos todos de parabéns."
"Vamos tentar garantir a continuidade dos melhores jogadores e, formar uma equipa que nos dê garantias para conseguir a manutenção no Campeonato de Portugal."
"Rapidamente percebi que o Luisinho é um treinador com imensa qualidade, senão ficar no SC Coimbrões que tenha oportunidade noutros patamares que ele merece."
Afonso Afonso - Capitão do SC Coimbrões
"Nunca duvidamos que podíamos conseguir este desfecho com festa. Fomos a melhor equipa desta fase, e isso ficou provado em campo."
Rui Cardoso
A direcção do FC Serpa e, o treinador José Mauro Santos acertaram, a continuidade por mais uma temporada. Aos 39 anos, o técnico campeão do Campeonato de Portugal pelo CD Mafra em 2014/15 mantém-se a orientar no quarto escalão e, a conseguir levar a sua equipa a bom porto, mantendo-a na CP, tal como aconteceu em 2021/22 quando comando o Benfica e Castelo Branco.
Rui Cardoso
Altaneira e Gloriosa, a Associação Desportiva Ovarense já prepara a nova época e, apresentou o novo treinador. Ricardo Maia, 36 anos é, um jovem técnico que já conquistou quatro títulos distritais. Triplete no comando do SC Beira - Mar, em 2021/22 (Divisão de Elite, Taça e Supertaça da AF Aveiro), tendo sido a primeira conquista ao leme dos Malapeiros de S. João de Ver, a Taça AF Aveiro 2018/19. Em 2023/24 substituiu Miguel Valença nos auri negros e, conseguiu garantir a manutenção do Beira - Mar no Campeonato de Portugal.
Rui Cardoso
Ricardo Nunes, guarda - redes formado no Varzim SC que recentemente terminou a carreira a defender as redes dos "Lobos do Mar" na Liga 3 é, o novo presidente do emblema poveiro. Depois de muitas temporadas a guardar as balizas, ao serviço do GD Fradelos, que o trouxe de volta a casa, para um percurso bonito no futebol português, que teve como ponto alto, a final da Taça de Portugal 2011/12 conquistada pela Académica briosa de Coimbra frente ao Sporting, no estádio do Jamor com um golo de Marinho. Para além de varzinistas e estudantes representou ainda, FC Porto, GD Chaves, Vitória FC e UD Leiria. A lista única a sufrágio encabeçada por Ricardo Nunes elegeu o seu novo líder presidencial com 228 votos dos 247 associados votantes, registando-se 17 votos em branco e dois votos nulos. Após a saída do anterior presidente Edgar Pinho, o clube foi dirigido por uma comissão administrativa.
Rui Cardoso
Findou este domingo, a época 2023/24 para Salgueiros B e Aveleda. Na última jornada do apuramento do campeão, os salgueiristas venceram, 3-1, o emblema de Lousada. Granja, Riley e Rodrigo Costa na segunda parte, marcaram os golos do emblema de Paranhos e, Tiago Santos reduziu, depois do tento do lateral australiano.
Ficha de Jogo
Estão encontrados, os quatro clubes promovidos à Liga 3 2024/25. Na Série 1, o Amarante FC conquistou a subida com uma vitória, 0-2, no terreno do Limianos, com um bis de Ká Semedo, enquanto os malapeiros de S. João de Ver venceram em casa o Pevidém, 2-1, mas tiveram de lutar pelo resultado, porque Araki marcou primeiro para os vimaranenses. Isaac Cissé e um auto golo de Carlos Rocha deram a reviravolta no marcador e, voltaram a colocar os aveirenses no terceiro escalão do futebol português. No próximo fim de semana, o Amarante recebe o S. João de Ver. Jogo que vale o primeiro lugar e, a presença na grande final do Campeonato de Portugal. Mais a sul, Vitória FC e Lusitânia dos Açores também já estão garantidos na Liga 3. Separados por três pontos, no confronto direto entre as duas equipas os Sadinos levam vantagem, porque no Estádio do Bonfim venceram, por 3-1, e, para garantirem a presença na final têm de superar o resultado do último confronto.
Rui Cardoso
João Luís está de regresso à ilha da Madeira, depois de sete épocas no futebol lituano e, de ter conquistado uma taça da Lituânia. A AD Camacha, do Campeonato de Portugal é, o seu novo clube e, para o coadjuvar neste novo desafio escolheu Luís Olim, que enquanto futebolista profissional defendeu as cores do CS Marítimo e, na função de treinador também passou pelo futebol lituano.
Rui Cardoso
2023/24 foi uma excelente temporada para os vimaranenses do Brito SC, que terminou na 5ª posição da Série A. Para 2024/25 a direção mantém a confiança no treinador André Anastácio, que vai iniciar a terceira época na liderança do plantel sénior. Quanto a reforços, o defesa Fábio Melo ex Vitória Sernache e o avançado Katurra ex SC Mirandela são, para já as únicas caras novas. Até ao momento renovaram 16 jogadores. Paulinho e Rui Lopes guarda-redes, os defesas António Pereira, Gusmão, Nelson Almeida, Cabrera e Ricardo Soares, os médios Davide, Tiago Gonçalves, Romário, Diogo, Ruizinho e Tiger e, os avançados Rui Macedo, Roger e Zé Marco.
Rui Cardoso
Roberto Martinez, selecionador A de Portugal anunciou, hoje na Cidade do Futebol em Oeiras, os 26 convocados para a 17ª edição do Campeonato da Europa em em futebol, que vai decorrer de 14 de Junho a 14 de Julho de 2024 na Alemanha. Entre os eleitos do técnico nacional está o extremo Francisco Conceição, que realizou boas exibições ao serviço do FC Porto esta temporada. Dos três principais clubes portugueses, os azuis e brancos são os mais representativos com 3 jogadores. Antes de viajar para terras germânicas, Portugal vai realizar três encontros de preparação. frente à Finlândia a 4 de Junho em Alvalade, quatro dias depois defronta a Croácia no Estádio nacional e, para terminar frente à Republica da Irlanda no Estádio Municipal de Aveiro dia 11 de Junho.
Euro 2024
17ª Edição
País Organizador - Alemanha
Lista de Convocados da seleção nacional de Portugal
Seleccionador - Roberto Martinez
Guarda-redes
Diogo Costa - FC Porto (POR)
José Sá - Wolverhampton Wanderers FC (ENG)
Rui Patrício - AS Roma (ITA)
Defesas
António Silva - SL Benfica (POR)
Danilo Pereira - PSG (FRA)
Diogo Dalot - Manchester United (ENG)
Gonçalo Inácio - Sporting CP (POR)
João Cancelo - FC Barcelona (ESP)
Nélson Semedo - Wolverhampton Wanderers (ENG)
Nuno Mendes - PSG (FRA)
Pepe - FC Porto (POR)
Rúben Dias - Manchester City (ENG)
Médios
Bruno Fernandes - Manchester United (ENG)
João Neves - SL Benfica (POR)
João Palhinha - Fulham FC (ENG)
Otávio Monteiro - Al Nassr (AS)
Rúben Neves - Al-Hilal (AS)
Vitinha - PSG (FRA)
Avançados
Bernardo Silva - Manchester City (ENG)
Cristiano Ronaldo - Al Nassr (AS)
Diogo Jota - Liverpool FC (ENG)
Francisco Conceição - FC Porto (POR)
Gonçalo Ramos - PSG (FRA)
João Félix - FC Barcelona (ESP)
Pedro Neto - Wolverhampton Wanderers (ENG)
Rafael Leão - AC Milan (ITA)
Rui Cardoso
20 anos passaram, da última presença do SC Régua nos campeonatos nacionais. Em 2003/04, o Régua desceu da extinta III Divisão Nacional à Divisão de Honra da AF Vila Real, mas regressa em 2024/25 para representar a região do Douro no Campeonato de Portugal. Marco Martins tem 32 anos e, esta temporada já conquistou dois títulos. A supertaça frente ao SC Vila Real, que disputou o CP na época finda e, este domingo, em Santa Marta, numa vitória, 2-3, com golos de Jota, Cláudio e Paixão, levou o conjunto reguense ao título de campeão distrital, faltando ainda jogar a final da Taça marcada para as 17 horas do dia 30 de Maio 2024 frente ao GD Valpaços, no Estádio Municipal Artur Vasques Osório no Peso da Régua.
Rui Cardoso
O campeão 2023/24 da AF Beja, orientado por José Luís Prazeres juntou, esta tarde no Complexo Desportivo Fernando Mamede, a Taça distrital ao campeonato, vencendo o Praia de Milfontes na decisão por penaltis. A partida terminou empatada a uma bola e, desta vez " a lotaria" sorriu aos de Moura, que na taça de honra tinham sido derrotados nas meias finais da mesma forma pelo Almodóvar.
Rui Cardoso
Rui Cardoso
Foto: Facebook oficial FC Cête
O Leça recebeu o Coimbrões e, venceu, 2-1, encurtando para dois pontos, a distância para o líder gaiense do apuramento de campeão de elite da AF Porto. Os leceiros entraram melhor no jogo, e Garro falhou á boca da baliza, o que António Silva, o melhor jogador em campo pelos da casa, não desperdiçou e aproveitou para colocar a sua equipa em vantagem. Garro voltou a ver João Morais negar-lhe o golo, que surgiu para os visitantes. Canto levantado por Bruno Costa, pontapé espectacular de Nemias a restabelecer a igualdade. Após os golos, a partida foi mais disputada a meio campo, até aparecer Zé Domingos, que através de alguns rasgos individuais levou o Leça para a frente e, na primeira tentativa não conseguiu levar a melhor sobre João Morais, em destaque do lado gaiense. Zé Domingos e João Morais que pouco depois se encontraram na área de rigor, mas só na recarga á grande penalidade é que viria a marcar e, a colocar novamente o Leça no comando do resultado. A segunda parte não foi muito interessante de se ver. António Paiva ficou perto de voltar a marcar, enquanto o Coimbrões procurou o jogo directo para tentar levar outro resultado que não a derrota.
Ficha de Jogo
Leça da Palmeira, 19 de Maio de 2024
Rui Cardoso
Aos 32 anos, o treinador portuense Sérgio Pinto está a viver a primeira experiência fora de Portugal, e logo com um título de campeão. A ainda curta carreira conta com algumas épocas ligado à formação, na Dragon Force, Clip Teams e, nos escalões Sub 23 de SC Salgueiros, Nogueirense FC e Custóias FC. Foi no emblema de Nogueira da Maia que teve a primeira experiência como técnico principal de uma equipa sénior, terminado 2022/23 na quarta posição da Série 2 da Divisão de Honra da AF Porto e, em primeiro na fase de manutenção. 2023/24 leva-o para o futebol mexicano, onde este fim de semana levou o Chivas Guadalajara ao título de campeão nacional no escalão Sub 18.
Rui Cardoso
Foto: Arquivo pessoal de Sérgio Pinto
Bruno Marinho, 43 anos, continua a caminhada vitoriosa nos escalões de formação do futebol asiático. A carreira do técnico natural da Senhora da Hora, Matosinhos começou, nos campeonatos distritais da AF Porto, no Desportivo de Leça do Balio, orientando ainda no concelho matosinhense, Custóias FC e SC Senhora da Hora, e foi treinador adjunto no Padroense FC. Orientou o CUD Leverense, seguindo com a temporada 2016/17 em andamento para o SC Salgueiros, do Campeonato de Portugal onde substituiu temporariamente Rui Amorim, e continuou nas equipas técnicas de Filipe Cândido e Bruno Ribeiro. Antes do regresso ao continente asiático, teve uma breve passagem com adjunto nos Sub 19 do CD Aves. O seu primeiro clube na Ásia foi, o AL Hamriyah dos Emirados Arabes Unidos e, mais tarde, ingressou no AL - Faisaly FC, onde se sagrou campeão nacional saudita nos escalões Sub 19 e Sub 21 e, recentemente campeão nacional do Qatar pelo AL - Sadd no escalão Sub 19.
Rui Cardoso
Foto: Arquivo pessoal de Bruno Marinho
Júnior Santos, treinador que orientou em 2023/24 o GDRC Os Sandinenses, 7º classificado da Série A do Campeonato de Portugal, já prepara o plantel para 2024/25 e, conta para já com a continuidade de sete jogadores. São eles, o guarda - redes Luís Vieira, os defesas Pedro Araújo e Rui Costa, na linha média mantêm-se Bruno Alves, João Maia e Fábio Fonseca, e o avançado Totas, autor de 13 golos na última época.
Rui Cardoso
Os clubes dos nossos campeonatos profissionais estiveram, atentos aos golos de João Costa, 24, com a camisola do campeão 2023/24 da Liga 3, FC Alverca. 24 anos, do homem golo do Ribatejo nascido em Lisboa, que começou o percurso no histórico Clube Atlético e Cultural da Pontinha (CAC), seguindo-se uma passagens por Loures e, uma época nos sub 19 dos sadinos do Vitória FC, até iniciar o percurso como sénior no Bocal de Mafra. Continuou a colocar mais bolas no fundo das balizas na Reboleira, primeiro na equipa Sub 21, com direito a jogos na equipa B e duas presenças no conjunto principal do CF Estrela da Amadora. Do José Gomes voltou a Loures, agora por empréstimo do Estrela, apontou 12 tentos e rumou ao campeão CF "Os Belenenses" (é um dos cinco emblemas campeões nacionais da I Liga, época 1945/46), contribuindo com nove remates certeiros no regresso dos azuis do Restelo aos campeonatos profissionais. Alverca é a rampa para o que segue, na carreira do jovem goleador, que em 2024/25 vai estrear-se na I Liga portuguesa, nos Açores, pelo CD Santa Clara, promovido ao convívio dos grandes três anos depois da última participação na Liga Portugal.
Rui Cardoso
Eddy, defesa direito/central de 23 anos vai, jogar pela terceira temporada ao serviço do SC Mirandela, a quinta na AF Bragança. Nascido em Mindelo, Cabo Verde, ingressou no futebol brigantino através da AE Africanos de Bragança em 2020/21 e, na época seguinte assinou pelo GD Sendim, onde conquistou a Taça distrital. Seguiu para Mirandela e, com a camisola alvinegra juntou mais três títulos ao seu palmarés. Campeonato e Taça em 2022/23, e Supertaça em 2023/24.
Rui Cardoso
Salgueiristas e marcoenses defrontaram-se em Campanhã. Os azuis e brancos de Vila Boa do Bispo marcaram cedo por Zico, obrigando o Salgueiros B a correr atrás do resultado. Durante a primeira parte a turma de Paranhos desperdiçou algumas oportunidades para empatar mas, na segunda etapa um tiro de fora da área de Dani Rodrigues deu ânimo á equipa. Após o tento da igualdade, o conjunto orientado por André Pereira continuou a carregar e, depois de Gonçalo Ferreira brilhar a remate de Simão, Jackson isolado finalizou para uma vitória que coloca a equipa b do Salgueiros encostada ao Cête no topo da tabela com o mesmo número de pontos, 26, a duas jornadas do final da temporada.
Momento do Jogo
Minuto 84. A bola lançada para o centro da defesa marcoense encontrou Jackson, que a dominou e na saída de Luís rematou para a vitória. O equatoriano é defesa central, entrou para o centro do ataque e, proporcionou aos adeptos do Salgueiros presentes no Complexo Desportivo de Campanhã um momento de enorme felicidade e esperança para o que falta jogar até final da temporada.
Ficha de Jogo
SC Salgueiros B Gonçalo Ferreira; André Correia (Jardel, 76), Matheus, Rodrigo Costa, Riley (Candé, 54); Dani Rodrigues, João Ferreira, Rafa; Legoinha (Jackson, 81), Duarte, Sérgio Carvalho. Treinador André Pereira
O Clube Desportivo Nacional garantiu esta manhã, em Tondela, o regresso à I Liga, com uma vitória, 2-3, sobre a equipa Beirã. Na marcha do marcador, os da casa estiveram sempre em vantagem, primeiro com um golo de penáti marcado por Costinha (34) e, na resposta, os alvineghros madeirenses igualaram por Ramires (46). Em nova penalidade máxima, Daniel Anjos (58), voltou a colocar os tondelenses na frente, até que chegou a inspiração de Carlos Daniel, que voltou a a empatar o jogo aos (53) e, garantiu a vitória para a sua equipa aos (90+5). Tiago Margarido, 35 anos, natural da Cidade do Porto é, técnico principal há cinco temporadas. Iniciou a sua carreia no CF Canelas 2010, que orientou durante três épocas e, promoveu do Campeonato de Portugal à Liga 3. No terceiro escalão garantiu a manutenção dos gaienses e, seguiu para o Varzim SC, onde registou 13 vitórias em 23 jogos e foi substituído por Vitor Paneira. Aposta no início de 2023/24 pela direção nacionalista e, em época de estreia na II Liga, Margarido volta a colocar o emblema da Choupana no escalão principal do futebol português, três anos depois da última participação.
Rui Cardoso
Nuno Quintaneiro Martins foi, eleito no mês de Abril e, vai presidir o SC Beira-Mar no triénio 2024/27. A lista única, liderada por Quintaneiro recebeu 180 votos, num total de 207 votantes. A tomada de posse aconteceu no Auditório da biblioteca municipal de Aveiro e, contou com a presença de 150 pessoas.
Rui Cardoso
Gil Almeida foi, ao final da tarde deste sábado reeleito, e continua a dirigir os destinos do SC Salgueiros, agora para o triénio 2024/27. Foi atleta do clube na modalidade de pólo aquático, onde fez parte das equipas vitoriosas que colocam o clube de Paranhos como a instituição desportiva em Portugal com maior número de campeonatos nacionais conquistados de forma consecutiva, 12. Exerceu diversas funções, desde o departamento de comunicação à vice presidência, até que em 2019 assumiu a presidência. O ato eleitoral contou com a participação de 171 votantes, sendo que 158 votaram na lista A, a única a sufrágio e, 13 votaram em branco.
Sport Comércio e Salgueiros
Triénio 2024/27
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Silvestre Pereira
Vice - Presidente - Paulo Gomes
Secretário - José Carlos Querido
Direção
Presidente - Gil Almeida
Vice - Presidente - Pedro Seixas
Vice - Presidente - Filipe Lopes
Vice - Presidente - Fernando Rodrigues
Vogal - Américo Barbosa
Vogal - Cátia Costa
Vogal - Diogo Alves
Vogal - Ricardo Santos
Vogal - Sónia Leite
Suplentes
Domingos Gomes
Pedro Almeida
Elisabete Ferreira Nunes
Conselho Fiscal
Presidente - José Fernando Moreira
Vice - Presidente - Jorge Salgueiro
Secretário - Óscar Fernando Teixeira
Rui Cardoso
Hugo Almeida tem, uma grande parte da sua vida desportiva dedicada ao CD Candal, instituição desportiva de Gaia e, na próxima época vai, continuar, a comandar a equipa sénior dos azuis e brancos que joga em casa no Estádio Rei Ramiro. Dentro das quatros linhas vestiu, a camisola candalense durante quatro temporadas, acumulando oito no escalão de Masters. Como treinador vai para a 12ª época. Em 2024/25 na divisão de Elite da AF Porto.
Rui Cardoso
António Coelho, presidente do Vila FC acertou com o treinador Tozé Madureira, a sua continuidade, depois ter garantido a participação dos vilanovenses na Pró Nacional da AF Porto na próxima temporada. Nos 30 jogos disputados na Série 1 da Divisão de Elite em 2023/24, o Vila venceu 13, empatou cinco e perdeu 12, que lhe conferiram 44 pontos e a sétima posição. António José Azevedo Madureira, de 51 anos é, natural de Gaia, e enquanto jogador formou-se no Parque de Jogos Soares dos Reis e, jogou sete temporadas na equipa sénior do Vilanovenses FC. Em funções de orientação técnica vai para a segunda época.
Rui Cardoso
Despromovido à Divisão de Honra da AF Bragança, o SC Mirandela já tem novo treinador, com o pensamento no regresso ao Campeonato de Portugal. Daniel Ferreira iniciou 2023/24 no SC Canidelo da Série 1 da Divisão de Elite da AF Porto e, findou a temporada na Série 2 nos marcoenses do S. Lourenço do Douro, terminando, na 12ª posição. Natural de Santo Tirso, iniciou a carreira nas camadas jovens do FC Tirsense, onde orientou também a equipa B e, dirigiu o vizinho FC Vilarinho.
Rui Cardoso
Gil Almeida, presidente que encabeça a lista única para a eleição de 11 de Maio e, os membros integrantes convidam os associados, a comparecer na Casa do Salgueiros em Paranhos, para uma mesa redonda que tem como objectivo, o debate de ideias sobre o futuro do clube, esta quinta - feira pelas 21 horas.
Rui Cardoso