junho 2024 - Futebol Português Online

30 junho 2024

FUTEBOL NACIONAL - LUISINHO TRIUNFA EM VILA REAL E NO PORTO E AGUARDA POR NOVO DESAFIO

16:18 0


Luís Carlos Correia Pinto, 39 anos, natural da Freguesia de Campanhã, da Cidade do Porto. "Luisinho". Fez a sua formação em clubes de três associações de futebol, Porto, Aveiro e Vila Real, no  Varzim SC,  SC Espinho e UD Oliveirense e, no SC Vila Real, que viria a ser o primeiro clube como sénior, ainda em idade de júnior. Deu nas vistas pelos alvinegros e assinou pelo SC Braga. Fez 26 jogos pela equipa B 2005/06 e, foi emprestado a Moreirense FC (II Divisão B) 2006/07 e, ao Rio ave FC (Liga 2) 2007/08, ajudando no regresso dos rioavistas à Liga Portugal. Assinou pelos CD Aves e, depois de 62 jogos e seis golos pelos avenses foi para Paços de Ferreira em 2011/12, mantendo o bom desempenho, que chamou à atenção do SL Benfica. Alinhou em 10 jogos oficiais e marcou um golo, sobe o comando de Jorge Jesus nas águias, e seguiu para o Deportivo La Coruña, primeiro por empréstimo dos encarnados, onde viria a ser campeão da segunda liga espanhola. Terminadas cinco temporadas no La Coruña representou o Huesca, antes do regresso a Portugal, onde vestiu a camisola do Leixões SC e, do SC Vila Real, onde viria a terminar a carreira. É actualmente treinador de futebol, e no Monte da Forca saiu do relvado para o banco de suplentes, para assumir o comando da equipa. 2022/23, marca o seu início na orientação técnica, com a conquista da Divisão de Honra e da Taça AF Vila Real. 2023/24 voltou a ser vitorioso para Luisinho, agora em Gaia, no SC Coimbrões, com mais uma dobradinha. Divisão de Elite AF Porto e taça distrital portuense. Com o futuro por definir e, a avaliar algumas possibilidades, a sua vontade é continuar a trabalhar na área do grande Porto e, só um projecto motivador o pode levar novamente para longe de casa.



Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - ANTÓNIO PAIVA DE REGRESSO AO SC RÉGUA

14:57 0


 


António Paiva esteve em destaque na Divisão de Elite da AF Porto em 2023/24, com a camisola do Leça FC. Realizou 40 jogos, marcou quatro golos e fez cinco assistências. Jogador importante na equipa de Filipe Mesquita, batalhava muito e, aparecia com facilidade nas zonas de finalização. Pelo FC Santa Marta venceu a Divisão de Honra 2020/21 e, a Supertaça em 2021/22 da AF Vila Real e, em 2022/23 ao serviço dos reguenses alinhou em 39 partidas, tendo marcado por oito ocasiões. Está de volta à sua cidade e ao SC Régua, no regresso dos durienses aos campeonatos nacionais.


Rui Cardoso 

Ler Mais

29 junho 2024

LIGA 3 - CHICO SOUSA É REFORÇO DO AMARANTE FC

20:09 0




O Amarante FC contratou Chico Sousa, médio ofensivo/extremo direito, que nas últimas cinco épocas representou o CF Canelas 2010, no Campeonato de Portugal e na Liga 3. Com a camisola dos gaienses alinhou em 135 jogos, marcou 29 golos, e foi um dos jogadores em destaque no terceiro escalão. Surgiu para o futebol sénior na equipa B do Gondomar SC, depois de terminar a sua formação no Sporting CP. Impôs-se na equipa principal dos gondomarenses e, nos últimos anos é dos futebolistas mais cobiçados pelos clubes, devido à sua qualidade e regularidade.


Rui Cardoso    

 

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL SC RÉGUA - PLANTEL REGUENSE COMEÇA A GANHAR FORMA

17:05 0


 


20 anos depois o futebol nacional está de regresso à Régua. 2023/24 fica na história do emblema reguense, pela conquista inédita do Campeonato, taça e supertaça distrital. Marco Martins, continua no comando técnico e, para já continuam no plantel oito jogadores. O guarda-redes Bernardo, os defesas Dani Mendes e Baló, Mika, Montenegro e António Ribeiro, médios e, os avançados Diogo Paixão e, o goleador Jota, autor de 39 golos em 35 jogos. Foram contratados Nuno, ex guarda-redes do SC Vila Real e, o médio ucraniano ex CD Portosantense Sergiy Syzyi.



Rui Cardoso

Ler Mais

28 junho 2024

CAMPEONATO DE PORTUGAL - JOSÉ BIZARRO RENOVOU COM O MONCARAPACHENSE

10:14 0


 


O Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense tem-se firmado no futebol nacional e, mais uma vez na última época, atingiu a fase de subida no Campeonato de Portugal, na luta pelo acesso e regresso à Liga 3, que disputaram em 2022/23. Desde que chegou a Moncarapacho, José Bizarro conquistou o clube e as suas gentes. É o técnico há mais temporadas seguidas a orientar nos campeonatos nacionais sem interregnos e, continua ao serviço dos algarvios, que sobe o seu comando venceram dois títulos da AF Algarve, taça e supertaça.


Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL AMORA FC - MIGUEL VALENÇA APRESENTADO NA MEDIDEIRA

09:55 0


 

Miguel Valença volta a ruma a sul e, vai orientar o Amora FC. Despromovidos ao Campeonato de Portugal no final da última época, os amorenses apostam no técnico natural de Coimbra, para lutar pelos lugares de acesso à promoção, na primeira fase do Campeonato de Portugal e na fase de subida. Valença treinou o SC Beira-Mar em 2023/24 e, orientou também, FC Oliveira do Hospital, Anadia FC, Real SC e Académica.


Rui Cardoso

Ler Mais

27 junho 2024

CAMPEONATO DE PORTUGAL GDRC OS SANDINENSES - APOSTA NA FORMAÇÃO RENOVAÇÕES E REFORÇOS

22:16 0


 

O plantel dos vimaranenses do GDRC Os Sandinenses mantém, por mais uma temporada os jogadores David Castro, Rui Jorge, Miguel Silva e Libório. Promove da formação, o guarda-redes Hugo Abreu e, recebe os reforços João Vieira, guarda-redes ex Berço, o defesa Ricardo Martins ex Sub 19 do Gil Vicente FC, os médios Henrique Martins ex Dumiense e Pedras ex AC Vila Meã e, os avançados Carneiro ex Arões SC e Rúben Lopes ex Sub 19 do Vitória SC. Eduardo Ferreira regressa do empréstimo ao Desporivo de Ronfe.


Rui Cardoso


Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - AD MARCO 09 ANUNCIOU A RENOVAÇÃO DE TRÊS DEFENSORES

20:55 0


 

A AD Marco 09 anunciou na sua página oficial a renovação de três jogadores, todos eles do sector defensivo. Continuam ás ordens de Nuno Pedro, que acertou a continuidade no clube no final da última época, Manuel Pedro, defesa central, Hugo Pereira, defesa direito e, Zé Diogo, defesa/extremo direito.


Rui Cardoso  

Ler Mais

26 junho 2024

GONDOMAR SC - ÁLVARO CERQUEIRA CONTINUA NA PRESIDÊNCIA NO TRIÉNIO 2024/27

20:52 0


 

Há 20 anos a presidir o Gondomar SC, Álvaro Cerqueira foi esta terça-feira reeleito, para continuar à frente dos destino do clube, no triénio 2024/27. 


Gondomar SC

Comunicado Oficial 


Na noite passada, o Gondomar Sport Clube realizou a eleição dos novos corpos gerentes para o período de 2024-2027. A nova direção continuará a ser liderada por Álvaro Cerqueira, que reassume o cargo de presidente do clube. Esta eleição faz parte dos esforços contínuos do clube para melhorar a gestão e a organização, com o objetivo de alcançar melhores resultados desportivos e administrativos.
A nova direção do Gondomar SC enfrenta o desafio de manter e fortalecer a competitividade do clube no Campeonato de Portugal, onde o clube tem uma presença significativa. Compromete-se a intensificar o investimento na formação dos nossos jovens atletas, tanto ao nível do futebol masculino como do feminino, melhorando as condições de treino, expandindo a academia e consolidando a excelência desportiva.
A nova direção pretende ainda reforçar a ligação entre o clube e a comunidade, através de novas iniciativas que incentivem a participação dos sócios e simpatizantes, fazendo com que cada membro da nossa comunidade se sinta parte integrante do sucesso do clube.
O Presidente Álvaro Cerqueira e a sua direção contam com o vosso voto de confiança e, mais importante, com o vosso contínuo envolvimento e entusiasmo.



Rui Cardoso
Ler Mais

VITÓRIA FC - COMUNICADO

19:30 0


 

Vitória Futebol Clube SAD Injustiçado pela Federação Portuguesa de Futebol
O Vitória Futebol Clube SAD foi notificado, agora, do indeferimento do seu recurso apresentado ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Esta decisão mantém a recusa da Comissão de Licenciamento de atribuir ao clube a licença para participar na Liga 3 na próxima temporada.
Lamentamos profundamente esta decisão, que consideramos injusta e desproporcional. O Vitória Futebol Clube SAD regularizou a sua situação contributiva junto da Segurança Social, conforme comprovado pela entrega das respetivas declarações. A impossibilidade de apresentar a certidão (razão invocada para a decisão) deveu-se exclusivamente à situação de insolvência do clube, facto que não invalida a regularização da sua situação contributiva.
Mais uma vez, salientamos que o Vitória Futebol Clube SAD apresentou a declaração comprovativa da regularização da sua situação contributiva, cumprindo todos os requisitos legais. No entanto, somos confrontados com uma decisão que, a nosso ver, se baseia em critérios extra futebol e não na justiça desportiva.
Esta situação é mais um exemplo do retrocesso que o futebol português tem vindo a sofrer, com decisões obscuras e que beneficiam sempre os "mesmos" ou quem a eles está ligado/relacionado.
É do conhecimento público, “por coincidência”, que um dos diretores da FPF foi Presidente da União de Santarém, assim como também, uma vez mais “por coincidência”, que o “dono” da SAD da U. Santarém detém ligações fortes a uma equipa de Lisboa.
Estas coincidências levantam sérias dúvidas sobre a imparcialidade das decisões tomadas pela FPF.
Apelamos a todos os Vitorianos que se unam nesta luta pela justiça!
O Vitória não se calará.
Vitória Futebol Clube SAD



Rui Cardoso
Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - AUGUSTO PATRONILHO A PAIXÃO PELO TRABALHO E A EVOLUÇÃO DOS GUARDA REDES

18:25 0


Augusto Patronilho, 63 anos é, portuense, da Freguesia de Massarelos e apaixonado pelo futebol. Paixão pela baliza. Iniciou a prática desportiva na posição de guarda-redes, nos iniciados do histórico emblema de Paranhos Sport Progresso, já extinto e, seguiu o seu percurso por clubes como Boavista FC, FC Paços de Ferreira, CD Candal, CF Oliveira do Douro, Vilanovense FC, SC Rio Tinto, AA Avanca, AC Bougadense, AD Ovarense, Custóias FC, Estrelas FC de Fânzeres, SC Arcozelo, CD Celoricense, terminando no CF S. Félix da Marinha. Zé Carlos, guarda-redes formado no FC Porto e internacional nas camadas jovens de Portugal foi seu colega de equipa na AD Ovarense e, teve a honra de jogar com Bandeirinha e Duda (FC Porto) e Tavares (FC Porto, Boavista FC e SL Benfica). Bandeirinha e Tavares foram internacionais A por Portugal. Terminada a carreira a defender, partiu para um caminho duradouro em várias divisões do nosso futebol como treinador de guarda-redes. Viveu uma experiência no continente africano, no CI Kamsar da Guiné Conacri e, pelo nosso país treinou os guardiões de CF Oliveira do Bairro, Leça FC, AD Fornos de Algodres, FC Cesarense, Boavista FC (Formação e Seniores), Padroense FC, ADR Pasteleira, SC Salgueiros, AD Fafe, AD Oliveirense, GD Vitória de Sernache, Anadia FC e AD Camacha. Percurso do qual se orgulha e, lhe permitiu trabalhar com Tó Ferreira no Boavista (Campeão do Mundo Lisboa 91), Carlos Fernandes (Boavista FC e Steaua Bucasresti), Carlos Fonseca (Leixões SC, Vitória FC e SC Salgueiros) e José Costa (Formação SL Benfica e sénior do SC Braga, Académica, FC Penafiel e Anadia FC). 2020/21 marca a carreira de Patronilho, na época a representar o CD Trofense. Para além do título de campeão do Campeonato de Portugal, numa equipa técnica comandada no início por António Barbosa e depois  por Rui Duarte, Serginho, elemento fundamental para o sucesso dos trofenses sofreu nove golos, e foi o guarda-redes menos batido de todas as competições nacionais do nosso futebol. O presente de Patronilho chama-se Rebordosa Atlético Clube, e marca o reencontro entre o treinador de guarda-redes e o pupilo Pedro Soares, que preparou e potenciou no CD Trofense e na AD Fafe e, é um dos guarda-redes referência da divisão. O Futebol Português Online tem a honra de dar a conhecer aos leitores, a vida futebolística de Augusto Patronilho, a quem agradecemos a disponibilidade para falar connosco.



Augusto Patronilho em discurso direto ao Futebol Português Online


"Quando jogava praticamente não existia treinador de guarda-redes. Quando estive em Paços de Ferreira, aproveitei a boa vontade dos meus colegas de posição e muito experientes, Zé Maria Fangueiro e Guilherme que me ajudaram muito e foram importantes para a minha evolução."


"Naquela altura fazíamos o mesmo trabalho físico dos restantes jogadores e, integrávamos todo o processo de preparação para os jogos. Trabalhávamos bolas paradas, organização defensiva e ofensiva e a finalização, com muitos remates à baliza."


"Tinha de me preparar para os jogos juntamente com os meus colegas guarda-redes. Nunca tive treinador de guarda-redes."


"Tive muitos colegas ao longo da carreira, que nos treinos tinham a mania de nos tentar driblar, fazer chapéus e colocar a bola por entre as pernas. Coisas normais no dia a dia de uma equipa de futebol, mas por vezes tinha de ser mais rápido do que eles para me impor."


"Desde que sou treinador de guarda-redes nunca me incomodei com as brincadeiras nas peladas nem na finalização, mas ás vezes dou-lhes uma bocas para perceberem que os guarda-redes também querem treinar."


"Quando terminei a carreira de jogador não me imaginava fora do futebol. Sempre gostei do jogo e da minha posição e, pelo facto de não ter tido treino específico ao longo da minha carreira decidi, aceitar o convite do mister José Carlos Afonso para trabalhar com ele no Oliveira do Bairro e em boa hora o fiz."


"Todos os processos no treino de futebol evoluem muito rápido e, o treino de guarda-redes não é excepção. As ações de formação são muito importantes, para partilharmos ideias e experiências. Ficamos todos a ganhar com a criação das acções de formação direcionadas para o treino de guarda-redes."


"Sou apaixonado pela minha profissão. Paixão que une o treino e ado humano. São os jogadores que me fazem sentir vivo, por isso são os meus meninos e são eles que fazem continuar."


"2024/25 é um enorme desafio, num clube com excelentes condições. Agradeço ao mister Vítor Gamito por me convidar para fazer parte da sua equipa técnica no Rebordosa AC, onde vou trabalhar e conhecer pessoas novas, desde os atletas a outros elementos da estrutura e, onde vou reencontrar o guarda-redes Pedro Soares."

 

"Obrigado ao Futebol Português Online pela oportunidade que me proporcionou. Todos os intervenientes neste espectáculo podem torná-lo muito melhor. O futebol é bonito, mas é ainda mais se todos se houver coerência e respeito. Desejo uma boa época para todos." 



Rui Cardoso

Foto: Arquivo pessoal de Augusto Patronilho

Ler Mais

TRANSFERÊNCIAS FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL - FUTEBOL PROFISSIONAL - DINIS DJADJÓ É REFORÇO DO BRAGA

14:48 0



Dinis Djadjó está há três anos no futebol português. Nasceu na Guiné Bissau e, pelas terras dos "Djurtus" jogou, no Sporting de Bissau. Em Portugal, foi o norte do país que o acolheu, a Cidade de Rebordosa e o seu Rebordosa Atlético Clube. Chegou ao RAC em 2020/21 e, numa época de luta pelo regresso aos nacionais, que acabou por acontecer, marcou, quatro golos em 13 jogos. Em 2022/23, o Rebordosa voltou a lutar pelo acesso aos lugares de decisão no Campeonato de Portugal e, Dinis contribuiu com quatro golos em 17 partidas. Na Série B do CP, a mais competitiva de 2023/24, o ponta de lança foi a jogo 29 vezes e, deixou a sua marca goleadora em seis ocasiões. 2024/25 traz-lhe um novo desafio, com a camisola do SC Braga, onde vai integrar a equipa B e ter a oportunidade de demonstrar a sua qualidade na Liga 3.



Rui Cardoso 

 

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - REBORDOSA AC ANUNCIA AS DATAS PARA O INÍCIO DE 2024/25

14:06 0



O departamento de comunicação do Rebordosa Atlético Clube anunciou, as datas para o arranque da temporada 2024/25 da equipa sénior, que vai disputar mais uma edição do Campeonato de Portugal. Os exames médicos dos atletas de Vítor Gamito vão realizar-se na sexta-feira, 12 de Julho de 2024 e, o primeiro treino no Complexo Desportivo Monte Azevido está marcado para Segunda-feira, 15 de Julho 2024.


Rui Cardoso

Ler Mais

GONDOMAR SC - ÁLVARO CERQUEIRA ANUNCIOU NA PÁGINA OFICIAL DO CLUBE A SUA RECANDIDATURA

11:58 0



 

Carta aberta do Presidente,

Caros Sócios, Atletas e Amigos do Gondomar Sport Clube,
É com grande honra mas sobretudo com sentido de responsabilidade, que anuncio a minha recandidatura à presidência do nosso querido Gondomar Sport Clube.
Nos últimos anos, trabalhámos juntos para fortalecer e desenvolver o nosso clube, enfrentando desafios e celebrando conquistas. Tenho orgulho dos progressos alcançados, mas sei que ainda há muito por fazer para atingir todo o nosso potencial, consciente porém de todas as dificuldades e adversidades que irão surgir!
A nossa gestão tem sido marcada por melhorias constantes nas infraestruturas e pelo sucesso desportivo, crescimento e desenvolvimento das camadas jovens!
Estas conquistas são fruto de um esforço coletivo e da dedicação de todos os envolvidos no clube.
Para o próximo mandato, proponho essencialmente a continuidade do desenvolvimento desportivo, nomeadamente ao nível da formação do futebol quer masculino, quer feminino, melhorando ainda mais as condições de treino e expandindo a nossa academia.
Queremos consolidar o Gondomar Sport Clube como um criador de talentos e um exemplo de excelência desportiva.
Continuaremos a otimizar os recursos, promovendo a sustentabilidade financeira.
Estou confiante de que, com o apoio de todos vocês, podemos alcançar novos patamares de sucesso e orgulho para o Gondomar Sport Clube. Conto com o vosso voto de confiança e, mais importante, com o vosso contínuo envolvimento e entusiasmo.
Juntos, vamos construir um futuro ainda mais brilhante para o nosso clube.
Com os melhores cumprimentos,
Álvaro Cerqueira




Rui Cardoso
Ler Mais

LIGA 3 - BRUNO CHINA É O TREINADOR DO ANADIA FC

11:52 0


 


Bruno China está de volta ao banco e, à Liga 3, depois de uma temporada de paragem. O último clube que representou foi o Varzim SC, em 2022/23, também no terceiro escalão e, vai comandar o Anadia FC em 2024/25. Para além dos varzinistas e, agora dos Trevos da bairrada, trabalhou no Leixões SC, SC Espinho, FC Felgueiras 1932 e CD Trofense.


Rui Cardoso 

Ler Mais

LIGA 3 - ÁLVARO MADUREIRA É O SUCESSOR DE RENATO COIMBRA EM AMARANTE

11:33 0


 


Álvaro Madureira é, o treinador que vai substituir Renato Coimbra, que levou o clube da sua cidade natal ao título de campeão nacional do Campeonato de Portugal em 2023/24. Madureira dirigiu o FC Tirsense na época anterior e, foi curiosamente em Santo Tirso, que deu o salto para a Liga 3 em 2022/23, para orientar o Vitória SC B. Falta conhecer os elementos que vão compor a sua equipa técnica e, os jogadores que vão fazer parte do plantel.


Rui Cardoso

Ler Mais

25 junho 2024

CAMPEONATO DE PORTUGAL - MICOLI EM NOVO REGRESSO A CASA

23:21 0


 

Micoli está de volta a Coimbrões, para se estrear pelo emblema onde fez grande parte da sua formação, no Campeonato de Portugal. Com excepção ao escalão sub 19, que cumprir no Gondomar SC, em 2022/23 fez, a sua primeira época como sénior, concluída com 6 golos em 33 jogos. Voltou para o S. Miguel em 2023/24 e, pela equipa b gondomarense marcou, por oito vezes em 29 partidas.


Rui Cardoso

Ler Mais

24 junho 2024

LIGA 3 - NICO É REFORÇO DO SC COVILHÃ

21:35 0



 

Diogo Nicolau Gonçalves Oliveira "Nico", assim é conhecido no futebol, o lateral/extremo direito de 23 anos, que realizou a maior parte da sua formação em Gaia, no Vilanovense FC e, no final do processo formativo representou Nogueirense FC e Padroense FC. No Padrão da Légua realizou as primeiras temporadas no escalão sénior e, em 2020/21 alinhou pelos Sub 23, campeões do Campeonato da Esperança da AF Porto e, pela equipa principal dirigida por João Costa, que ao longo dos sete anos como técnico principal do Padroense apostou em muitos jogadores da formação. Dividiu a temporada 2022/23 entre Avintes e Coimbrões, onde se manteve em 2023/24, e foi um dos elementos em destaque, na conquista do título de campeão da Divisão de Elite AF Porto e da taça distrital, com Luís Pinto no comando. Alinhou em 40 jogos pelos coimbroenses, marcou sete golos e fez cinco assistências. Números que chamaram à atenção do SC Covilhã orientado por Francisco Chaló, que o contratou para ser mais um Leão da Serra a defende-lo na Liga 3 em 2024/25.


Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - ZÉ LUÍS CONTINUA EM MOURA

20:36 0




Duas épocas e meia no banco do Moura AC, dois títulos conquistados. Voltou ao clube, depois de o ter representado como jogador em 2003/04. Arrumou a casa e trabalhou a equipa para atingir o sucesso, com a conquistada da 1ª Divisão da AF Beja e da Taça distrital. O presidente Luís Jacob aposta na continuidade e, em 2024/25, Zé Luís mantém-se como treinador principal, no regresso do Moura ao Campeonato de Portugal.


Rui Cardoso 

Ler Mais

23 junho 2024

LIGA 3 - NA COVILHÃ CHALÓ CONTINUA E HÁ RENOVAÇÕES E CONTRATAÇÕES

23:14 0


 

Francisco Chaló regressou à Covilhã na época anterior, para substituir Alex Costa, tendo vencido um jogo em nove disputados. Em 2024/25 mantém-se ao leme dos serranos e, o plantel já está a ganhar forma. Continuam a representar o emblema do ponto mais alto de Portugal, os guarda redes Igor Araújo e João Gonçalo, o defesa Zé Simão, o médio Rodrigo Ferreira e os avançados Paulo Campos e Benedict. Quanto a aquisições, chegam para a defensiva, Maio ex Amroa FC e Nico ex SC Coimbrões, campeão da Divisão de Elite da AF Porto, os médio Bruno Silva ex Dumiense e, Diogo Cornélio regressa do SC Benfica e Castelo Branco. Para a dianteira foi contratado o avançado Luís Filipe ex Pevidém SC.


Rui Cardoso

Ler Mais

22 junho 2024

CAMPEONATO DE PORTUGAL - GILBERTO SILVA VAI CONTINUAR A JOGAR NO GDRC OS SANDINENSES

22:59 0



"O bom filho à torna". Natural de Guimarães, Gilberto Silva, que durante 12 temporadas consecutivas representou e defendeu briosamente os Leões da Serra do SC Covilhã está, de regresso ao berço, para representar no Campeonato de Portugal o GDRC Os Sandinenses, clube onde iniciou a pratica do futebol. Nos 12 anos ao serviço dos serranos, Gilberto Silva realizou, entre 2012/13 e 2023/24 440 jogos oficiais e marcou 12 golos. Nos sub 13 do clube vimaranense deu nas vistas, e rumou ao Bessa, para completar a sua formação futebolística e, já como sénior foi cedido por empréstimo ao Penalva do Castelo em 2006/07. Terminada a cedência aos visienses, realizou duas épocas na equipa principal do Boavista FC, na primeira e segunda liga. Saiu de Portugal uma única vez, para alinhar nos cipriotas do Ermis Aradippou e, quando voltou à Lusitânia foi novamente para as terras de Viriato e assinou pelo GD Oliveira de Frades, que o catapultou novamente para as ligas profissionais do futebol português e, logo para o ponto mais alto de Portugal, onde foi capitão e se tornou uma das grandes referências do SC Covilhã.


Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL CLUBE OLÍMPICO DO MONTIJO - TRÊS RENOVAÇÕES E UMA CONTRATAÇÃO

17:59 0


 

Depois da apresentação do treinador Marco Bicho, de regresso ao Clube Olímpico do Montijo para orientar a equipa no Campeonato de Portugal, os aldeanos anunciaram, a continuidade do defesa Miguel Pinéu. O médio ofensivo e o avançado Bruninho também continuam por mais uma época e, do Palmelense chega o dianteiro Diogo Palma, autor de 10 golos em 32 jogos na 1ª Divisão da AF Setúbal em 2023/24.


Rui Cardoso 

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - EDUARDO FILIPE FOI REELEITO PARA O QUINTO MANDATO NA PRESIDÊNCIA DA AD MARCO 09

17:40 0


 
Esta sexta - feira à noite, no Auditório do Estádio Municipal do Marco de Canaveses, Eduardo Filipe foi reeleito para continuar a liderar a presidência da AD Marco 09, que em 2023/24 voltou a colocar o futebol marcoense nos campeonatos nacionais. Será, o quinto mandato consecutivo de Eduardo Filipe à frente dos destinos do clube. A manutenção do relvado do estádio e, a substituição do relvado sintético são para já duas prioridades e, a 8 de Julho de 2024, em Assembleia Geral é apresentado o novo investidor.


Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DE PORTUGAL - ANTÓNIO OLIVEIRA É O NOVO TREINADOR DO SC BEIRA - MAR

17:11 0


 

António Oliveira vai dirigir o SC Beira - Mar, em mais uma edição do Campeonato de Portugal. Oliveira promoveu nas duas últimas épocas dois clubes à Liga 3, SC Vianense e, na última época o SC S. João de Ver, de regresso ao terceiro escalão, de onde foi despromovido em 2022/23. Quanto à composição do plantel para 2024/25, renovaram o guarda-redes Tomás Bozinoski, o defesa Luís Breda e o médio Rui Sampaio. Dos Sub 19 mantém-se no grupo de trabalho os irmãos Francisco e Diogo Sancho, que em 2023/24 trabalhavam com a equipa principal, e jogavam pela equipa Sub 19 que venceu a Taça e Supertaça da AF Aveiro.


Rui Cardoso

Ler Mais

21 junho 2024

AF PORTO - MARCOS NUNES CONTINUA A COMANDAR EM GANDRA

21:58 0


 

Marcos Nunes continua a dirigir a equipa sénior do Aliança FC Gandra em 2024/25, na estreia da Super Elite, que passa a ser a partir da próxima temporada a divisão maior da AF Porto. Os gandarenses venceram, a série 2 da Divisão de Elite e foram finalistas vencidos na Taça AF Porto em 2023/24, que terminaram no quarto lugar do apuramento de subida ao Campeonato de Portugal. Hugo Fernandes e Nuno Moreira, treinadores adjuntos e, o ex guarda redes do clube Cláudio Campos completam a equipa técnica. 


Rui Cardoso

Ler Mais

20 junho 2024

10 ANOS DE CAMPEONATO DE PORTUGAL

23:58 0




Durante muitas e longas temporadas, as competições não profissionais do futebol em Portugal, organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol foram, a II Divisão B e a III Divisão Nacional, que na temporada 2013/14 deram lugar ao Campeonato Nacional de Seniores (CNS), no início divido em oito séries, e onde os dois primeiros classificados das séries A, B, C e D formavam a zona norte de promoção à Liga 2 e, as restantes quatro, E, F, G e H a zona Sul. 1º e 2º da fase de promoção subiam automaticamente à Liga 2 e, a disputa do título era jogado pelos primeiros colocados. Os restantes clubes das séries, do 3º ao 10º classificado jogavam até final do ano desportivo para garantirem a manutenção no CNS. O quadro competitivo foi criado desta forma, para que os clubes participantes tivessem menos gastos. Situação preocupante, pois não conseguiam reunir condições financeiras para participar e, mesmo na dificuldade, arriscaram e desportivamente foram despromovidos na época seguinte. Houve casos de desistências com a competição em andamento. A FPF começou a impor requisitos mínimos para a participação dos clubes no actual quarto escalão, como por exemplo, a integração de jogadores formados localmente nos plantéis, a criação de escalões de formação, o número de estrelas referente aos processos de certificação do futebol de formação, a situação contributiva dos clubes à segurança social, que se senão estiver devidamente regularizada é impeditiva para a sua participação tanto no Campeonato de Portugal como na Liga 3. São conhecidas muitas situações de incumprimento, da parte de quem gere as instituições desportivas, que acabam por causar danos no dia-a-dia de muitos futebolistas, que acabam por solicitaram ajuda junto do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol para que consigam minimizar as dificuldades.

Em 2017/18 e 2018/19, o Campeonato de Portugal foi reduzido a quatro séries. A, B, C e D, mas a segunda fase passou a ser jogada a duas mãos, nos quartos de final e meias finais, até se apurarem os dois finalistas.

2020/21 trás para o quadro competitivo das organizações FPF a Liga 3, que passa a ocupar o lugar do Campeonato de Portugal no ordenamento das divisões futebolísticas nacionais e, onde muitos emblemas lutaram por um lugar na sua primeira edição e, outros foram despromovidos aos distritais, tal como aconteceu na época seguinte, para nova reestruturação nas competições.

2022/23 e 2023/24 firmaram o Campeonato de Portugal numa fase regular a quatro séries, com os campeões e vice campeões de série a apurarem-se para a fase de campeão norte e sul e, os seis últimos classificados a serem despromovidos aos distritais. Os vencedores das séries norte e sul disputam a finalíssima de atribuição do título e, os segundos colocados sobem à Liga 3.

É o evento desportivo do futebol em Portugal que promove a festa do desporto rei nas cidades, vilas e aldeias e, que faz jus ao leme “Apoia o Clube da Tua Terra.”

 

Campeonato de Portugal

Os Palcos das finais


Desde a sua criação, que a final do Campeonato de Portugal foi jogada em quatro estádios, entre eles o Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, que acabaria por se fixar como o palco principal do embate decisivo no CP. Estádio do Fontelo (Viseu), Estádio Municipal da Marinha Grande (Marinha Grande) e Estádio Cidade de Coimbra (Coimbra) foram os recintos que acolheram a finalíssima.

    

Temporada 2013/14

10 de Junho de 2014

Estádio do Fontelo – Viseu

SC Freamunde 3-2 Clube Oriental de Lisboa


Temporada 2014/15

10 de Junho de 2015

Estádio Municipal da Marinha Grande – Marinha Grande

FC Famalicão 1-1 CD Mafra

                   (3-4 GP)

 

Temporada 2015/16

5 de Junho de 2016

Estádio Municipal de Abrantes – Abrantes

FC Vizela 0-0 CD Cova da Piedade

              (0-2 GP)

 

Temporada 2016/17

Estádio do Fontelo - Viseu

4 de Junho de 2017

UD Oliveirense 0-2 Real SC

 

Temporada 2017/18

Domingo, 10 de Junho de 2018

Estádio Nacional do Jamor - Oeiras

SC Farense 1-2 CD Mafra

 

Temporada 2018/19

23 de Junho de 2019

Estádio Nacional do Jamor - Oeiras

UD Vilafranquense 2-2 Casa Pia AC

                          (2-4 GP)   


Temporada 2019/20

As competições terminaram em Março de 2020 devido à pandemia Covid 19 e, a FPF promoveu à Liga 2 o FC Arouca e o FC Vizela


Temporada 2020/21

Domingo 6 de Junho de 2021

Estádio Cidade de Coimbra – Coimbra

CF Estrela da Amadora 0-1 CD Trofense

                                 (AP)

  

Temporada 2021/22

Domingo 4 de Junho de 2022

Estádio Nacional do Jamor – Oeiras

USC Paredes 4-0 GD Fontinhas


Temporada 2022/23

Domingo 11 de Junho 2023

Estádio Nacional do Jamor – Oeiras

SC Vianense 0-3 Atlético CP

 

Temporada 2023/24

Segunda – Feira 10 de Junho de 2024

Estádio Nacional do Jamor – Oeiras

Vitória FC 0-3 Amarante FC

 

Campeonato de Portugal

10 Temporadas

Os treinadores Campeões


2013/14

SC Freamunde – Carlos Pinto


2014/15

CD Mafra – José Mauro Santos


2015/16

CD Cova da Piedade – Sérgio Boris


2016/17

Real SC – Filipe Martins

 

2017/18

CD Mafra – Luís Freire


2018/19

Casa Pia AC – Luís Loureiro


2019/20

Pandemia Covid 19 – Não houve campeão


2020/21

CD Trofense – Rui Duarte


2021/22

USC Paredes – Eurico Couto


2022/23

Atlético CP – Tiago Zorro


2023/24

Amarante FC – Renato Coimbra

 

Emblemas históricos do futebol português que participam e participaram no Campeonato de Portugal


SC Salgueiros

FC Tirsense

Vitória FC

CF "Os Belenenses"

Atlético CP

SC Olhanense

Clube Oriental de Lisboa

FC Famalicão

Varzim SC

Fabril do Barreiro (antiga CUF)

CF União da Madeira

FC Barreirense

SC Beira - Mar

SC Espinho

FC Alverca




Jogadores que deram nas vistas no Campeonato de Portugal


João Costa “Costinha”

Joel Ferreira

João Miguel

Hernâni

Tomané

André André

Samu

Miguel Crespo

Merih Demiral

Carraça

Zé Manuel

Wellington Carvalho

Afonso Figueiredo

Amilton Jr.

Panin

Zé Pedro

Aylton Boa Morte

Patrick Andrade

Tiago Esgaio

Stephen Eustaquio

Luquinhas

Sérgio Conceição

João Costa

Vitinha

Miguel Falé

Bruno Almeida “Messi”

Yannick Semedo

Diogo Brito

Rui Pedro

David Santos

Ayongo

Alex Tank


Goleadores Míticos no Campeonato de Portugal


Marocas

Ângelo Oliveira

Fábio Pimenta

Ayongo

Badará

Cícero

Ouvido Lourenço

 

 Rui Cardoso

 

Ler Mais

19 junho 2024

AF PORTO LEÇA FC - FILIPE MESQUITA CONTINUA NO COMANDO DA EQUIPA

22:48 0



O Leça FC anunciou a continuidade do treinador de Filipe Mesquita em 2024/25, nesta que será a quinta época ao serviço dos leceiros, três na formação e, a última na luta pelo regresso aos nacionais em 2023/24, que acabou por não acontecer, por terminar a fase de apuramento de subida na terceira posição. Nova época, nova competição organizada pela AF Porto, a Super Elite, que vai juntar numa só liga as melhores equipas do distrito do Porto.


Rui Cardoso
 


Ler Mais