15 maio 2023
CAMPEONATO DE PORTUGAL FASE DE SUBIDA - SC SALGUEIROS 2-2 LUSITÂNIA FC LOUROSA
08 maio 2023
AF PORTO - FC FOZ É O VENCEDOR 2022/23 DA TAÇA DISTRITAL
A Associação de Futebol do Porto escolheu o Estádio das Laranjeiras, da Cidade da Paredes, para a realização da final da Taça distrital 2022/23. GDC Vila Caíz (Série 2) e FC Foz (Série 1), da Divisão de Elite lutaram pelo troféu, numa tarde de muito calor e casa cheia, de fazer inveja a muitas partidas dos campeonatos profissionais do futebol nacional. Vencedores da edição 2021/22, os Guerreiros do Vila entraram em campo com a intenção de revalidar o título. Zidane e Frank foram os elementos mais agitadores, obrigando a defensiva portuense a estar atenta a todas as movimentações. Coletivamente mais objectivos, os portuenses conseguiram incomodar Alex, obrigando-o a aplicar-se para negar o golo a Luís Cunha. Isolado pela direita, João Pinto acertou no poste perto do intervalo. Mais subido no terreno na segunda parte, o Vila Caíz conseguiu encostar o Foz á sua defensiva, obrigando os Fozeiros a procurar novas soluções para chegar á frente. Dani teve na cabeça a melhor oportunidade do jogo, mas a direcção do remate levou a bola a embater na trave da baliza de Vila Caíz. Com o nulo como registo final no tempo regulamentar e, depois de um prolongamento a zeros, as grandes penalidades decidiram o vencedor. Mais certeiros, os homens de Pedro Fonseca venceram, 2-4, e conquistaram o terceiro título distrital da história do FC Foz, instituição portuense de 89 anos. Marce defendeu com brilhantismo os pontapés de penalti apontados por Ronaldo e Frazão e, Rúben Gonçalo carimbou a conquista da primeira taça distrital dos portuenses e, a participação na Taça de Portugal em 2023/24.
Ficha de Jogo
AF Porto
Taça AF Porto 2022/23
Final
Domingo, 7 de Maio 2023
Estádio Municipal das Laranjeiras - Cidade de Paredes
Árbitro Miguel Ribeiro
GDC Vila Caíz 0-0 FC Foz
(2-4 desempate GP)
Grandes Penalidades
GDC Vila Caíz
Léo - Marcou
Dani - Marcou
Ronaldo - Falhou
Frazão - Falhou
FC Foz
Rui da Costa - Marcou
Ricardo Diogo - Marcou
Tiago Dias - Marcou
Nuno Leal - Falhou
Rúben Gonçalo - Marcou
Imprensa
José Oliveira - Treinador do GDC Vila Caíz
"Parabéns ao FC Foz pela vitória e obrigado ás gentes de Vila Caíz pelo apoio. Agradecer á estrutura do clube pelo que nos proporciona e á minha equipa técnica pela dedicação ao trabalho. Fomos melhores na segunda parte. O Foz venceu numa situação onde foi mais forte em três eliminatórias."
"Estou muito orgulhoso dos meus jogadores."
"Parabéns á AF Porto e ao Porto Canal pela organização deste evento."
Pedro Fonseca - Treinador do FC Foz
"Merecemos este título pelo desenvolvimento e crescimento do clube nos últimos anos."
Luís Cunha - Jogador do FC Foz
"Lutamos muito para fazer história no FC Foz. Sou um jogador da formação do clube e este título é ainda mais especial. Somos uma família."
Homem do Jogo
Luís Cunha - Jogador do FC Foz
Futebolista formado no Foz e a cumprir a terceira temporada como sénior não acusou a pressão do jogo e, apareceu em todos os seus momentos. Jogou, fez jogar e ficou perto de marcar, num lance negado com eficácia, eficiência e atenção por Alex. É um médio a ter em conta, no competitivo campeonato de Elite da AF Porto.
Rui Cardoso
01 maio 2023
CAMPEONATO DE PORTUGAL SUBIDA SÉRIE 1 - SC SALGUEIROS 2-0 SC VIANENSE
Campanhã. Belíssima casa, para a jornada inaugural do apuramento de subida á liga 3. O Vianense entrou melhor, mas Fábio Matos com uma excelente mancha negou o golo a Diogo Pereira. No entanto, as equipas preocuparam-se mais em não permitir espaços uma á outra, mas numa bola metida nas costas da defensiva visitante Mendonça apareceu isolado e atirou por cima da baliza azul. Tiago Antunes e Cícero deram o aviso para a festa salgueirista, que chegou por Diogo Valente. Inteligente, o extremo percebeu a intenção de Jordão, deixou-o para trás e com um toque por cobertura ultrapassou Cioletti. Á procura do empate, os vianenses conseguiram arrancar uma grande penalidade, que Fábio Matos defendeu para desalento de Ruca. Com os adeptos em êxtase a celebrar a parada do seu guardião, Tiago Antunes, Cícero e Peks construíram o tento que fixou o resultado, com o central a fuzilar Cioletti. Antes do apito final e, quando a equipa de Rogério Brito tinha muita gente dentro da grande área da casa, Fábio Matos voltou a brilhar com mais uma excelente intervenção, a travar a tentativa de Cláudio Ribeiro. Vitória justa do Salgueiros, numa partida que valeu pela segunda parte.
Homem do Jogo
Fábio Matos - Guarda - redes do SC Salgueiros
Realizou três defesas de grande qualidade em momentos importantes do jogo, com especial destaque para o pontapé de penalti cobrado por Ruca.
Ficha de Jogo