TREINADORES ROBERTO FERREIRA E PEDRO MENDONÇA FALAM SOBRE EXPERIÊNCIA NA AF AVEIRO - Futebol Português Online

05 fevereiro 2019

TREINADORES ROBERTO FERREIRA E PEDRO MENDONÇA FALAM SOBRE EXPERIÊNCIA NA AF AVEIRO



O ano de 2018 marcou a vida dos treinadores brasileiros Roberto Ferreira e Pedro Mendonça. A Associação de Futebol de Aveiro recebeu os jovens técnicos, que durante alguns meses deixaram a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro para evoluir as suas qualificações.
Roberto e Pedro são amigos, trabalharam juntos na Academia do FC Barcelona sediada nas terras do Cristo Redentor e, é com grande honra que recebemos os seus testemunhos no Futebol Português Online onde nos vão falar da experiência formativa na AFA e do seu futuro desportivo no Brasil apaixonado pelo desporto rei.
Bem vindos ao FPO.

Discurso directo

Roberto Ferreira

"Aveiro foi uma aventura formativa muito enriquecedora. O povo português é muito acolhedor e os colegas de curso foram fantásticos. Carlos Miragaia, coordenador do curso foi inexcedível comigo, esteve sempre disponível para ajudar. Ganhei um grande amigo."

"Durante este período tive a oportunidade de conhecer a estrutura do SL Benfica. Fiquei fascinado com a grandeza do clube e, no que ao futebol de formação diz respeito deram-me a oportunidade de obter muito conhecimento. Ambiente magnífico no dia a dia de trabalho, boas ideias e metodologias que de certeza vão dar excelentes frutos no futuro."

"Brasil e Portugal são duas realidades bem distintas a todos os níveis do futebol. No Brasil precisamos evoluir a nível de infraestruturas desportivas qualificadas para a prática, assim como na formação dos gerentes de futebol. Os nossos técnicos preocupam-se em evoluir os seus conhecimentos e, temos a grande felicidade de sermos um viveiro formativo com muito potencial futebolístico."

"Actualmente trabalho na Academia Barça Academy Brasil e no futebol do formação do Clube de Regatas Vasco da Gama nas categorias de Sub 8 e Sub 10. Sou também co - fundador do projecto Mir4r, onde promovemos debates direccionados para várias vertentes relacionadas com o futebol."

"Quero continuar a fazer formação uefa e se tiver possibilidade trabalhar noutro país."

"Portugal é uma referência mundial na formação de treinadores. Quero voltar a Portugal para dar continuidade à minha evolução."

"Parabéns a todos que participaram comigo na jornada formativa da AF Aveiro em 2018. Juntos vivemos num ambiente fantástico e bastante amigável. Foi um grande privilégio para mim fazer parte deste processo de formação e espero que num futuro bem próximo possamos reproduzir outro ambiente incrível como que se passou."

Ate Breve Amigos

Pedro Mendonça

"A nível pessoal e profissional a experiência vivida na AF Aveiro foi excepcional. Estes dois meses e meio ensinaram-me muito e, ajudaram-me a compreender melhor a cultura futebolística do meu país, que se assemelha e diferencia um pouco da portuguesa."

"O contacto e troca de experiências com colegas e formadores do curso fizeram de mim uma pessoa diferente daquela que saiu do Brasil para a Europa/Portugal."

"Conhecer a estrutura do SL Benfica é algo que ficará marcado na minha vida para sempre. Já tinha estado em Manchester a fazer uma observação à equipa Sub 21 do Manchester United e, tinha tido a oportunidade de conhecer a cidade desportiva Joan Gamper do FC Barcelona. Ao nível do treino, no escalão Sub 17 do SL Benfica a forma de trabalhar é de grande intensidade. Ver de perto o trabalho do mister Renato Paiva, que me recebeu muito bem foi outro ponto chave. Ganhei uma nova referência, não só pelo domínio no processo de jogo da sua equipa e da forma como conduz o grupo de trabalho, mas também pelo ser humano que é."

"É difícil comparar as formas de trabalhar e pensar futebol no Brasil e em Portugal. Creio que o importante é ter ideias claras do fazer e como fazer. É também de grande importância investir em profissionais qualificados nas categorias de formação."

"Estou a dirigir as Academias de Futebol do Paris Saint - Germain sediadas no Rio de Janeiro, depois de um período na Academia Barça Academy. Juntamente com três amigos, um deles o Roberto Ferreira que esteve comigo em Aveiro a fazer a licença Uefa C Grau I fundamos projecto Mir4r, uma assessoria de futebol que tem como objectivo promover debates relacionados com o futebol ao nível de tudo o que envolva o jogo e processos de treino."

"A curto médio prazo quero realizar mais licenças Uefa e viver novas experiências que me permitam evoluir para me preparar para o meu futuro como treinador de futebol."

"Quero regressar a Portugal para dar continuidade à minha formação. Ser treinador de uma equipa profissional de nível top é um dos meus objectivos futuros."

"Obrigado a todos os colegas que partilharam comigo o meu período formativo na AF Aveiro. Desejo a todos a maior sorte." 

"Esta etapa vivida em Aveiro foi sem dúvida das mais ricas da minha vida. Sou eternamente grato a todos."


Rui Cardoso