A época 1995/96 foi o ponto de viragem na carreira do ex futebolista internacional angolano Joaquim Alberto da Silva "Quinzinho". Natural da Capital Luanda, deu nas vistas num jogo amigável realizado no campo de treinos do Estádio das Antas entre FC Porto e Selecção de Angola. Bobby Robson era o treinador dos dragões e, na temporada de estreia pelos dragões Quinzinho alinhou em 11 jogos e apontou dois golos. Por empréstimo dos azuis e brancos representou Rio Ave FC, UD Leiria, Rayo Vallacano (Espanha), SC Farense e CD Aves. Jogou sete anos no futebol chinês, até terminar a carreira no Asa de Angola, clube que representava antes do ingresso no Portugal futebolístico onde conquistou dois títulos de campeão nacional.
Terminada a carreira dentro das quatros linhas, foi treinador adjunto na UD Vilafranquense do Campeonato de Portugal e, no Recreativo de Libolo do Campeonato do Girabola.
Pai de Xande Silva, internacional português nas selecções jovens que representa actualmente os ingleses do West Ham, falece aos 45 anos no final de uma corrida com um amigo em Alverca.
À família e amigos o Futebol Português Online envia as mais sentidas condolências.
Rui Cardoso