2020 - Futebol Português Online

08 dezembro 2020

PARABÉNS SC SALGUEIROS 109 ANOS

00:33 0


O Sport Comércio e Salgueiros comemora hoje 109 anos. Emblemática, popular e bairrista instituição desportiva da maior freguesia da Cidade do Porto, Paranhos.
A viver uma nova fase, o Salgueiros presidido por Gil Almeida tem vindo a resolver algumas situações que num passado recente eram limitações. Assentou arraiais em Campanhã, onde disputa os jogos em casa e, aos poucos, a infraestrutura tem vindo a ser melhorada com a ajuda de um grupo de apaixonados salgueiristas que quando são chamados para ajudar respondem afirmativamente. Apesar da pandemia ter obrigado à paragem das competições, a vida não pára, faz parte do ADN salgueirista ajudar quem mais precisa. Contudo o que acontecido pelo mundo, à Casa do Salgueiros juntou-se a Casa da Formação  inaugurada a 12 de Agosto e, no último fim de semana abriu a Loja física do clube e, esta terça feira a Store Online. A equipa sénior regressou esta época aos campeonatos nacionais e, a verdade é uma, apesar do público estar impedido de entrar nos recintos desportivos, quando o Salgueiros joga em casa a Alma não falta à chamada e, em alguns campos comparecem fora. Ligação umbilical com Alma do Norte, daquela que é a Alma desportiva mais popular do mundo.
Parabéns Sport Comércio e Salgueiros.


Gil Almeida - Presidente do Sport Comércio e Salgueiros

FPO - como tem sido o desafio de liderar os destinos do seu clube?


Gil Almeida - Liderar os destinos do Salgueiros, tem sido um desafio acima de tudo  de reinvenção e procura constante de novas soluções para o clube e para a sua gestão.  É do conhecimento geral que o clube tem vindo a recuperar de uma grave crise financeira, mas apesar desta, e fruto de uma definição muito clara do que pretendemos para o futuro, com o trabalho de uma equipa com espirito de missão, para alem conseguir ultrapassar os problemas com que se vai deparando, o Salgueiros tem crescido em todos os níveis: sócios, atletas, infra estruturas e hoje é sem duvida uma instituição respeitável, respeitada e respeitadora!


FPO - Esta pandemia impediu a comemoração anual de aniversário, mas rapidamente foi encontrada uma solução. Fale-nos desta iniciativa?


Gil Almeida - O aniversário este ano, fruto da situação sui generis que vive o mundo, será festejado com o distanciamento social que tantas vezes ouvimos falar, mas será festejado. Encontramos uma solução para manter a mítica Volta a Paranhos em atividade, através de um formato virtual em que acabamos por levar Paranhos ao mundo, mantendo assim a prova 63  anos ininterruptamente na  estrada, homegearemos os salgueiristas já falecidos com uma missa na Cripta de Paranhos. Será hasteada a bandeira na Casa do Salgueiros e entregaremos os emblemas de 25 anos de associados, tudo dentro das regras de segurança promovidas pelas autoridades oficiais.


FPO - É certo que ainda há muito por fazer. O futuro do clube passa por regressar definitivamente a Paranhos. Está mais próximo esse regresso?


Gil Almeida - O grupo de pessoas das quais eu tenho a honra de fazer parte e hoje liderar, começou por definir em 2014 que o Salgueiros devia reaproximar-se da sua génese geográfica. Fazer juz ao titulo “Turma de Paranhos”, e reinstalarmo-nos novamente na freguesia de forma a reaproximar do nosso grande núcleo de recrutamento. Conseguimos atingir esse objetivo com a abertura da Casa do Salgueiros, a utilização do campo da FADEUP pela nossa formação, reforçada com a inauguração da Casa da Formação, todos localizados na Freguesia, logo o clube já regressou a Paranhos! Obviamente que para este processo estar completo, falta ainda o Salgueiros poder voltar a jogar em Paranhos. Acho que esse objetivo deve estar na mente de todo e qualquer dirigente do Salgueiros, mas como todos os processos demoram o seu tempo, sendo que acredito que hoje estamos mais perto que esse objectivo de concretize.


FPO - Sabemos que o salgueiros tem uma massa associativa especial. Como é para si gerir as expectativas de adeptos tão exigentes e apaixonados?


Gil Almeida - O Salgueiros tem adeptos exigentes e apaixonados, que fazem parte de uma cultura muito própria do clube e que acima de tudo exigem dedicação, luta, coragem, empenho, honestidade e ambição. Estes adeptos são acima de tudo o “combustível” para que no meio da adversidade e com meios escassos o clube consiga continuar a crescer e a atingir os seus objetivos.


FPO - O que é que nos pode adiantar sobre o que está para vir. É candidato nas próximas eleições? Que garantia pode deixar aos associados quanto ao presente e futuro do clube?


Gil Almeida - Em relação ao futuro existem uma série de dossiers em andamento que vão de encontro á estratégia que esta definida, sendo que a decisão do processo que decorre em tribunal arbitral relativamente ao Bingo do Salgueiros poderá ser fundamental para alavancar o Clube e acelerar a estratégia que esta delineada. Continuamos focados na redução do passivo e na resolução dos problemas financeiros do clube, sendo que não descuramos o futuro e a ambição de crescer. Logo, ainda que na expectativa da conclusão desse processo, continuamos empenhados em melhorar as condições que oferecemos aos nossos associados e atletas, bem como em continuar a recuperar o prestigio do Sport Comércio e Salgueiros. Posso adiantar que nesse sentido demos entrada no inicio deste ano do pedido de Reconhecimento de Utilidade Publica do Clube, que infelizmente com o surgir da pandemia acabou por se atrasar, mas que tenho a plena convição que será atribuído. Mais que falar de uma possível recandidatura, acho fundamental que mais associados se envolvam no dia a dia do clube. O Sport Comércio e Salgueiros, hoje, ao contrario do Salgueiros 08 que encontramos em 2014, não se resume mais a uma equipa de futebol sénior e uma mera sala administrativa no espaço do bingo. Seguimos o caminho do crescimento do número de associados, atletas, modalidades e instalações, e para tudo isto funcionar e ambicionar crescer ainda mais depende umbilicalmente do envolvimento dos associados, porque o clube é deles e eles são a melhor garantia deste crescimento.



 Rui Cardoso

Ler Mais

07 dezembro 2020

CAMPEONATO DE PORTUGAL SÉRIE H - LOULETANO VENCE MOURA POR 1-0

19:21 0

 



No Estádio Algarve, casa do Louletano, os algarvios venceram os alentejanos do Moura AC de Bruno Ribeiro, que esta temporada regressou ao  clube que orientou em 2013/14 e, durante um período de 2014/15.
Num jogo não muito bem jogado e com um golo anulado ao conjunto de Moura, o Louletano, candidato aos lugares cimeiros na Série H do Campeonato de Portugal conseguiu garantir os três pontos por Bruno Silva aos 61 ´, e assim manter-se nos lugares de acesso à disputa de acesso à 3ª Liga, a nova competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol que arranca em 2021/22.



Ficha de Jogo

Domingo 6 Dezembro 2020

Estádio Algarve - Loulé

Campeonato de Portugal 2020/21

Série H

8ª Jornada

Árbitro David Miguel AF Setúbal


Louletano DC 1-0 Moura AC


Golos

Bruno Silva 61 ´

Disciplina

Louletano DC

Cartões Amarelos

Yerko 63 ´
Nuno Moreira 80 ´
 

Constituição das Equipas


Louletano DC


1 Tiago Maia

23 Yerko

15 Rony

4 Pedro Barcelos

21 Elvis

14 Ari 

22 Oliveira

20 Sander

7 Bruno Silva

9 Érico (C)

19 Leo


Suplentes


33 Nathan

5 Nuno Moreira - entrou aos 75 ´a substituir Yerko

8 Paulo Pereira - entrou aos 90+1 ´a substituir Oliveira

17 Mucuia - entrou aos 46 ´ a substituir Leo

18 Pedro Simões - entrou aos 46 ´a substituir Sander

29 Abou Toure

86 Ângelo Taveira - entrou aos 75 ´a substituir Bruno Silva


Treinador 

Eddie Cardoso 


Moura AC


1 Diogo Arreigota

13 Fabinho

2 Vasco Teixeira

15 Lucas Santos

23 João Lobo

13 Fabinho

40 Tó Miguel

20 Bruno Gomes (C)

26 Julinho

8 Amoah

11 Lucas Bridey

12 Siriki Camará


Suplentes 


99 Miguel Carvalho

3 Gabriel

7 Enock - entrou aos 57 ´a substituir Bruno Gomes

10 Amir

19 Breno - entrou aos 82 ´a substituir Siriki Camará

30 Pedro Diniz - entrou aos 66 ´a substituir Vasco Teixeira

90 Ricardo Machado


Treinador

Bruno Ribeiro



Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DO MUNDO QATAR 2020 - PORTUGAL CABEÇA DE SÉRIE NO GRUPO A DE APURAMENTO

18:30 0


Realizou-se esta tarde em Zurique, Suiça, o sorteio referente à fase de apuramento para o campeonato do mundo que se realiza no Qatar em 2022. Passaram 20 anos do primeiro campeonato do mundo de futebol organizado no continente asiático, que em 2002 consagrou o Brasil na conquista do penta. Organização conjunta entre Korea e Japão.
A selecção nacional portuguesa, cabeça de série no grupo A vai defrontar Sérvia, Republica da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. As quinas estiveram presentes em sete mundiais e, desde o campeonato da Europa de 2000, organizado em conjunto por Holanda e Bélgica, que Portugal marca presença nas fases finais das grandes competições. Campeã da Europa em título, a lusa é orientada por Fernando Santos, que ambiciona continuar a escrever páginas bonitas na história no futebol português.


Imprensa


Fernando Santos - Seleccionador nacional


"É importante fazer uma boa preparação."

"Vamos trabalhar para ganhar. Temos capacidade para nos apurarmos para o campeonato do mundo."     

Campeonato do mundo FIFA Qatar 2020


Fase de Apuramento 


24 de Março a 16 Novembro 2021 


Play-offs


24 a 30 de Março 2022


Fase Final do Campeonato do Mundo

Início 21 Novembro 2022
Final 18 Dezembro 2022



Fase Grupos

Grupo A

Portugal
Sérvia
Republica da Irlanda
Luxemburgo 
Azerbaijão 

Grupo B

Espanha
Suécia 
Grécia
Georgia
Kosovo

Grupo C

Itália
Suiça
Irlanda do Norte
Bulgária
Lituânia 

Grupo D

França
Ucrânia
Finlândia 
Bósnia
Cazaquistão

Grupo E 

Bélgica
País de Gales
Republica Checa
Bielorrússia
Estónia

Grupo F

Dinamarca
Aústria
Escócia
Israel
Ilhas Faroé
Moldávia

Grupo G

Holanda 
Turquia
Noruega
Montenegro
Letónia
Gibraltar

Grupo H

Croácia
Eslováquia
Rússia
Eslovénia
Chipre
Malta

Grupo I

Inglaterra
Polónia
Hubgria
Albânia
Andorra
San Marino

Grupo J

Alemanha
Roménia
Islândia
Macedónia do Norte
Arménia
Liechenstein   



Rui Cardoso

Ler Mais

03 dezembro 2020

JOGADOR TREINADOR SER HUMANO CAMPEÃO OBRIGADO VÍTOR OLIVEIRA

01:09 0



Figura do desporto nacional e da Cidade de Matosinhos, onde foi homenageado pela câmara municipal em Junho de 2019 com a medalha de valor desportivo, depois de ter conquistado o sexto título de campeão da II Liga pelo FC Paços de Ferreira, curiosamente o emblema da sua primeira subida e título do segundo escalão na temporada 1990/91. De forma inesperada, ao final da manhã do último sábado, o mundo ficou a saber da partida do "Rei das Subidas", que subitamente faleceu próximo da sua residência em Matosinhos quando fazia uma caminhada. Rapidamente começaram as homenagens nas redes sociais, a um homem que era muito mais do que o futebol que o acompanhou durante toda a vida. Senhor simples, apaixonado pela sua terra, pelas suas gentes, pelo seu Leixões SC onde conquistou o título de campeão nacional da II Liga mais espcial da carreira em 2006/07 e, pelo mais importante, a sua família. Partiu em 2020, ano que viu partir o génio Diego Armando Maradona e, os seus amigos e ex colegas de equipa Dito, com quem jogou no SC Braga e foi director desportivo no Gil Vicente FC em 2019/20, na sua última temporada como treinador, e Jaques, ponta de lança algarvio seu colega no FC Famalicão.
As cerimónias fúnebres de Vítor Oliveira, realizam-se está quinta-feira no Tanatório de Sendim a partir das 13 horas.
À família enlutada, aos amigos, ao mundo do futebol e à Cidade de Matosinhos, o Futebol Português Online envia as mais sentidas condolências.


O Homem Vítor Oliveira


Bem disposto e sorridente. Era um homem simples, culto, que gostava de conviver com os seus amigos e contar histórias. 
Ninguém ficava indiferente a Vítor Oliveira. No meio futebolístico respeitava e era respeitado por todos os intervenientes. 
Dizia sem rodeios o que pensava sobre o futebol português. Carácter e personalidade muito fortes.
 

Vítor Oliveira - Futebolista


Formado no Leixões SC onde jogou ao lado do amigo Henrique Calisto, Vítor Oliveira representou durante três temporadas a equipa sénior leixonense. Rumou a Paredes, a ponte para três épocas de FC Famalicão, onde trabalhou com o treinador argentino Mário Imbelloni tinha como referência. Segui-se o SC Espinho de Manuel José, o SC Braga de Quinito e o Portimonense SC, que com Manuel José ao leme fez a melhor classificação da sua história na 1ª Divisão em 1984/85, garantindo a participação na Taça Uefa em 1985/86.


Amílcar Fonseca

"Vítor Oliveira era um médio possante tecnicamente acima da média."


Eurico Gomes

"Vítor Oliveira era um médio centro possante com domínio do seu lugar. Era a voz de comando das equipas que representava, e em quem o treinador confiava. Acho que já treinava para ser treinador quando terminasse a carreira de jogador."


Albertino

"O Vítor Oliveira era um jogador correto. Médio inteligente, tinha boa técnica e fora do campo era bom companheiro."

Edmundo Duarte

"O Vítor Oliveira era um centro campista de classe. Era um jogador acima da média, intenso, jogava fácil. Líder dentro do campo."

" Vítor Oliveira era adversário dentro do campo e amigo fora dele. Ser humano de excelência."




Mister Vítor Oliveira  


Foram 35 anos a orientar, com a primeira experiência técnica a acontecer em Famalicão quando assumiu a equipa como treinador/jogador após a saída do treinador argentino Mário Imbelloni na temporada 1978/79. Manuel José sugeriu ao então presidente do Portimonense SC Manuel João o nome de Vítor Oliveira para assumir o comando da equipa, na altura com 31 anos e em plenas condições para continuar a jogar. O único pedido de Vítor Oliveira foi a contratação do professor Monges da Silva para a função de preparador físico. Tinha começado um percurso que viria a ser de sucesso, de norte a sul do país à Ilha da Madeira, faltando-lhe no currículo o futebol açoriano e a oportunidade de dirigir um dos três grandes clubes do futebol português. Seis títulos de campeão da II Liga em 11 subidas de divisão à 1ª Liga.


Títulos de Campeão da II Liga


FC Paços de Ferreira 1990/91

UD Leiria 1997/98

Leixões SC 2006/07

Moreirense FC 2013/14

Portimonense SC 2016/17

FC Paços de Ferreira 2018/19


Com Vítor Oliveira no banco subiram: AA Coimbra 1996/97, CF "Os Belenenses" 1998/99, FC Arouca 2012/13, CF União da Madeira 2014/15, GD Chaves 2015/16.



Rui Cardoso

Ler Mais

29 novembro 2020

CAMPEONATO DE PORTUGAL SÉRIE C - SC SALGUEIROS 0-1 CD TROFENSE

16:27 0


O jogo da jornada na Série C do Campeonato de Portugal aconteceu em Campanhã. Salgueristas e Trofenses proporcionaram um espetáculo de futebol muito pobre. Nos primeiros 45 ´, as duas formações estiveram mais preocupadas em anularem-se e, só por uma vez a bola chegou com perigo a umas das balizas. Zé Domingos isolado pela direita rematou com perigo junto ao poste de Serginho, que viria a tornar-se a figura do encontro. Bem posicionados no terreno, os trofenses marcaram ao minuto 56 ´ por Paredes, que concluiu com êxito o passe de Zacarias. À procura do empate, até ao final o Salgueiros viu o guardião forasteiro brilhar em três ocasiões, e segurar para o Trofense uma vitória importante que o mantém na liderança.


Ficha de Jogo


Domingo 29 Novembro 2020


Complexo Desportivo de Campanhã - Campanhã, Porto


Campeonato de Portugal 2020/21


Série C


7ª Jornada


Equipa de Arbitragem


Árbitro Sérgio Soas AF Porto


Assistente 1 Jorge Aguiar


Assistente 2 Sérgio Costa 



SC Salgueiros Futebol SAD 0-1 CD Trofense SDUQ


Golos


Paredes 56 ´


Disciplina


CD Trofense


Cartões Amarelos


Alan 45+3 ´


Zacarias 52 ´


Simão Martins 80 ´


Bruno Almeida 81 ´


Constituição das Equipas


SC Salgueiros Futebol SAD


24 Bruno Pinto´

21 Miguel Pereira

37 Paulo Monteiro

19 Tony Correia

5 Moreira (C)

80 Yannick Semedo

8 Tarcísio 

11 Pipo

75 Zé Domingos

99 Grinood

10 Rúben Alves


Suplentes


20 Nuno Castro

4 Tiago Palancha

7 Miguel Baptista - entrou aos 14 ´a substituir Rúben Alves

8 Braga

9 João Victor - entrou aos 90 ´ a substituir Zé Domingos

30 Iben - Entrou aos 62 ´a substituir Pipo

97 Francisco Afonso


Treinador 

Jorge Pinto


CD Trofense SDUQ


1 Serginho

2 Edu

13 Mika (C)

34 João Paulo

14 Simão Martins

23 Matheus

29 Vasco Rocha

17 Zacarias

19 Alan

99 Paredes

7 Bruno Almeida


Suplentes


12 Manu

11 Dani - entrou aos 60 ´a substituir Alan

6 Diogo - entrou aos 60 ´a substituir Zacarias

26 João Faria - entrou aos 86 ´a substituir Bruno Almeida

77 Andrezo

45 Tito

9 Adilson - entrou aos 69 ´a substituir Paredes


Treinador 

António Barbosa


Rui Cardoso

Ler Mais

21 novembro 2020

TAÇA DE PORTUGAL III ELIMINATÓRIA - TONI E MEHDI APURARAM O DRAGÃO

21:05 0



Lavradio-Barreiro. A última visita do dragão da invicta ao Alfredo da Silva foi há 45 anos, na última temporada da CUF na 1ª Divisão. Triunfo portista, 0-3, com golos de Teófilo Cubillas e o um bis de Ademir.
Esta tarde, Sérgio Conceição, confesso apaixonado pela Taça de Portugal que venceu na última época no banco azul e branco deu oportunidade aos jogadores menos utilizados, que dominaram o conjunto fabrilista  da Série G do Campeonato de Portugal. A dupla Toni e Mehdi entrou pela primeira vez a titular. O ponta de lança espanhol protagonizou o momento do jogo, ao apontar um golo monumental de bicicleta no primeiro minuto de compensação da etapa inicial e, o iraniano rematou forte para o segundo tento aos 51 ´.
Segue na maior festa do futebol português o detentor do troféu.



Imprensa



João Miguel Parreira - treinador do GD Fabril do Barreiro


"Tínhamos noção que ia ser um jogo difícil."


"Tenho muito orgulho dos meus jogadores e do seu esforço."



João Marreiros - Capitão do GD Fabril do Barreiro


"Caímos em nossa casa com dignidade."


"Respeitamos o FC Porto."


"Vamos voltar ao Campeonato de Portugal com mais confiança."
 


Sérgio Conceição - Treinador do FC Porto


"Estou muito satisfeito com a prestação dos meus jogadores. Não lhes dou nada, eles é que procuram as oportunidades."


"Este jogo era digno de público."


"Sou apaixonado pela Taça de Portugal, é uma competição especial."


"Fomos muito bem recebidos pelas pessoas do Fabril."


"Todos os jogos são decisivos."


Toni Martínez - Jogador do FC Porto


"Estou feliz por marcar o meu primeiro golo com a camisola do Porto."


"Trabalhamos muito para conseguir esta vitória, sabíamos que não podíamos facilitar."


"Sou um jogador paciente. Estou num grande clube."



Ficha de Jogo


Sábado 21 Novembro 2020


Estádio Alfredo da Silva - Lavradio - Barreiro


Taça de Portugal 2020/21


III Eliminatória


Árbitro João Bento AF Santarém


GD Fabril do Barreiro 0-2 FC Porto


Golos


Toni Martínez 90+1 ´


Taremi 51 ´


Disciplina


GD Fabril do Barreiro


Cartões Amarelos


Rony 70  ´


Emerson 89 ´


FC Porto


Cartões Amarelos


Romário Baró 84 ´



Constituição das Equipas


GD Fabril do Barreiro


99 João Marreiros (C)

20 Daniel

3 Ronny

4 Nuno Longo

5 Jairo

77 Adjeil

7 Leonildo

17 Diogo Palma

23 Nuno Sá

19 Ivan Reis

14 Regi


Suplentes


22 Daniel Júnior

6 Barbas

29 Emerson - entrou aos 87 ´ a substituir Ronny

8 Gonçalo - entrou aos 87 ´ a substituir Daniel Oliveira

16 João Carmo - entrou aos 87 ´ a substituir Regi

9 Edi - entrou aos 57 ´a substituir Ivan Reis

10 João Araújo - entrou aos 75 ´ a substituir Diogo Palma


Treinador

João Miguel Parreira


FC Porto


99 Diogo Costa

15 Carraça

32 Sarr

6 Loum

18 Manafá

21 Romário Baró

25 Otávio (C)

28 Filipe Anderson

10 Nakajima

9 Taremi

29 Toni Martínez


Suplentes


14 Cláudio Ramos

4 Diogo Leite

50 Fábio Vieira - entrou aos 80 ´ a substituir Toni Martínez

27 Sérgio Oliveira - - entrou aos 61 ´a substituir Otávio

17 Corona - entrou aos 61 ´ a substituir Filipe Anderson

30 Evanilson - entrou aos 80 ´ a substituir Taremi

7 Luís Díaz - entrou aos 61 ´ a substituir Nakajima


Treinador 

Sérgio Conceição


Rui Cardoso

Ler Mais

20 novembro 2020

REPORTAGEM FPO - COM GÉNESE DA CUF FABRIL DEFRONTA O CAMPEÃO PORTO NA FESTA DA TAÇA

00:02 0


O Estádio Alfredo da Silva recebe este Sábado um duelo entre históricos, que noutras épocas entusiasmou o futebol português. Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, outrora denominado por CUF e FC Porto, campeão nacional da I Liga e vencedor da Taça de Portugal 2019/20 jogam para a III eliminatória da prova rainha 2020/21. Fabris e portistas encontraram-se em 55 ocasiões, entre 1943 e 1976, tendo o emblema da AF Setúbal vencido o dragão da invicta por 12 vezes, a última a 5 Janeiro de 1975, 2-1, a contar para a 16ª Jornada da 1ª Divisão. Barreiro, Cidade que viu nomes como Manuel Fernandes, Nuno Espírito Santo, Fernando Oliveira (antigo presidente do Vitória FC), Conhé, Vítor Pereira, Mário João, Zé Carlos, Paulo Catarino e mais recentemente Rui Correia, que do Fabril rumou ao Portimonense SC, o mítico Capitão MOR e, o carismático treinador Joaquim Meirim contribuírem  para a história da instituição desportiva nascida a 27 Janeiro de 1937 (83 anos). Nos escalões de formação o trabalho continua a dar frutos e, a Federação Portuguesa de Futebol reconheceu o GD Fabril do Barreiro como entidade formado atribuindo-lhe 4 estrelas. Faustino Mestre regressou em 2016 à presidência Fabril, depois de um interregno de oito anos, com a ambição de lhe devolver a constância nos campeonatos nacionais, orgulhoso do passado e do presente marcado pelo cumprimento com as suas obrigações de líder. Esperançado no futuro, é um homem ciente e consciente das dificuldades, sem perder a fé, não só no que ao futebol diz respeito, mas também ao ecletismo que envolve o seu Fabril. Hóquei em Patins, Basquetebol, Ténis, Patinagem Artística, Trampolins, Remo e Judo representam e elevam bem alto um nome, um símbolo e uma cidade. No Futebol Português Online é uma honra receber os fabrilistas e, falar de um embate histórico que infelizmente devido à pandemia COVID 19 não pode ter público nas bancadas.

 

Grupo Desportivo Fabril do Barreiro


Ano de Fundação 1937 (83 anos)

Associação de Futebol

Setúbal

Presidente Faustino Mestre 

Divisão Campeonato de Portugal Série G

Treinador José Miguel Parreira

Capitão Nuno Longo

Director Desportivo David Barata

Palmarés

Futebol

Campeões nacionais da 2ª divisão 53/54
Campeões distritais da AFS 99/00, 02/03, 06/07, 13/14, 15/16 e 18/19
Campeões da Taça Intertoto (Grupo 10) 73/74


Declarações 


Faustino Mestre - Presidente do GD Fabril do Barreiro


"Sou um presidente orgulhoso. Mesmo sem muitos apoios financeiros de entidades camarárias dirijo um clube que não deve nada a ninguém." 


"Tenho em cima da mesa 16 propostas para a criação de uma sociedade anónima desportiva, mas de momento é uma situação que não nos interessa. Tenho fé que um dia vamos conseguir criar a nossa SAD, da qual seremos detentores na totalidade."


"Temos excelentes condições para a pratica desportiva, infraestruturas próprias. É natural que os investidores nos procurem."


"Voltei à liderança dos destinos do Fabril com o objectivo de estabilizar o clube nos campeonatos nacionais. É este o nosso lugar."


"Temos de lutar por aquilo em que acreditamos e, como homem de fé que sou acredito que vamos conseguir alcançar os nossos objectivos."


"Somos um clube com pergaminhos na formação, uma escola de talentos que consegue trazer-nos algum retorno financeiro de todo este trabalho que desenvolvemos."


"Não vamos receber em nossa casa somente o vencedor da última edição da Taça de Portugal, vamos defrontar o campeão nacional."


José Miguel Parreira - Treinador do GD Fabril do Barreiro


"Foi com grande alegria que recebemos a notícia de que íamos defrontar o campeão nacional. Desejamos jogar contra os melhores, são estes desafios que nos colocam à prova."


"Será um dia memorável para os jogadores."


"As pessoas do Barreiro mereciam assistir a este jogo, seria excelente para todos."


"Infelizmente vivemos numa era cheia de limitações e não podemos ter público nos estádios. Acredito que nos televisores lá de casa vamos contar com muito apoio dos nossos adeptos."


"A preparação deste jogo foi mais fácil do que é normal. Todos nós conhecemos os jogadores que compõe o plantel do FC Porto."


"Esta semana foi bem diferente das demais. Comunicação social, entrevistas, filmagens, tudo o que o mediatismo de um jogo desta dimensão pode provocar numa equipa de divisões inferiores em vésperas de defrontar o campeão nacional. Temos que saber viver com esta realidade tudo e aproveitar tudo isto da melhor maneira possível. Quanto ao trabalho de campo, tirando as luzes dos holofotes e das câmeras de filmar, lá dentro tudo igual. Exigência máxima no dia a dia."


"Espero que seja um jogo bem jogado de ambas as partes e super competitivo. Que consigamos estar à altura do nosso adversário. Queremos lutar pela vitoria, ter bola, e não nos remetermos somente à nossa defesa durante 90 minutos como acontece com regularidade em jogos destas características. Somos ambiciosos, mas também respeitamos o nosso adversário. Do outro lado está o Campeão Nacional."



Nuno Longo - Capitão do GD Fabril do Barreiro


"Este encontro de sábado entre GD Fabril do Barreiro, antiga CUF e o FC Porto é sem dúvida especial. Representamos um clube recheado de história que durante décadas disputou a 1ª divisão nacional e conquistou títulos internacionais."


"Este grupo tem muita vontade e, a ambição de voltar a colocar o Fabril do Barreiro noutros patamares do futebol português que é onde merece estar."


"Ficamos entusiasmados quando soubemos que íamos defrontar o FC Porto, apesar de esse sentimento ter sido momentâneo visto que ainda tínhamos quatro ou cinco jogos para preparar até ao embate na Taça de Portugal."


"Temos consciência de que será um jogo extremamente difícil. O adversário dispensa apresentações, mas vamos tentar aproveitar as oportunidades e surpreender."


"É evidente que os contornos e a exposição deste jogo em relação à “nossa” realidade é muito diferente. Temos de encarar este desafio e a sua envolvência  com naturalidade. Todo este envolvimento menos usual no nosso dia a dia é uma forma de ganharmos mais confiança e motivação para o jogo dificílimo que teremos pela frente."  


"É um jogo para desfrutar ao máximo."


Rui Cardoso

Ler Mais

18 novembro 2020

CAMPEONATO DE PORTUGAL - NATHAN REFORÇA O CENTRO DA DEFESA DO SALGUEIROS

23:36 0


Para aumentar as opções no centro da defesa, Jorge Pinto, treinador do SC Salgueiros recebeu o defesa central Nathan. Proveniente do Clube Regatas Flamengo, clube histórico do futebol mundial, aos 20 anos, o futebolista carioca campeão de juniores pelo emblema que tem como ídolo maior o filho de pai português Arthur Antunes Coimbra, "Zico", vai estrear-se no futebol europeu com a camisola salgueirista no Campeonato de Portugal.


Rui Cardoso

 

Ler Mais

12 novembro 2020

CAMPEONATO DE PORTUGAL - ZÉ LUÍS É O NOVO TREINADOR DO MINEIRO ALJUSTRELENSE

23:24 0


Zé Luís é o novo treinador do Mineiro Aljustrelense. O treinador de 45 anos, que enquanto futebolista profissional representou SC Salgueiros e SC Campomaiorense na primeira divisão está de regresso a um clube que defendeu dentro das quatro linhas. O Araque, como é conhecido estava anteriormente a dirigir o Despertar SC da 1ª Divisão Distrital da AF Beja. Revelado para o futebol profissional pelo "Ferróbico" Cabeça Gorda, onde conquistou dois títulos distritais como técnico, campeão distrital da 2ª Divisão e vencedor da Taça de Honra da 2ª Divisão AF Beja, vai agora estrear-se no Campeonato de Portugal, na Série H. Esta quinta feira, Zé Luís e Luís Carrega orientaram o primeiro treino em Aljustrel,  na preparação da partida referente à 7ª Jornada, a disputar este domingo em Pinhal Novo no terreno do CD Pinhalnovenense.  



Declarações de Zé Luís ao Futebol Português Online


"Numa fase difícil da minha carreira futebolística o Mineiro Aljustrelense estendeu-me a mão. É hora de retribuir tudo o que fez por mim."


"Eu e o Luís Carrega viemos para Aljustrel para ajudar o clube. Vamos lutar em todos os jogos para conquistar pontos e, ajudar os jogadores a valorizarem-se."


"Acreditamos nesta direcção e no nosso plantel. Estamos cá para trabalhar com seriedade para atingirmos o principal objectivo que é a manutenção no Campeonato de Portugal."


Rui Cardoso

Ler Mais

11 novembro 2020

TAÇA DE PORTUGAL II ELIMINATÓRIA - SALGUEIROS VENCE PEDRAS RUBRAS E SEGUE NA PROVA RAINHA

23:03 0



FC Pedras e SC Salgueiros, da Série C do Campeonato de Portugal defrontaram-se para a II eliminatória da Taça de Portugal. Festa é festa, e os adeptos não faltaram à chamada, apoiaram os seus clubes do lado de fora do Estádio Municipal de Pedras Rubras.
No relvado, maiatos e portuenses lutaram pela vitória. Mais intenso nos primeiros minutos de jogo, o Salgueiros desperdiçou aos 2 ´uma oportunidade para sair em vantagem. Miguel Baptista acertou na trave de Rui Sacramento na marcação de uma grande penalidade. Rui Lima, Tiago Silva e companhia tentaram empurrar o seu conjunto, mas foi Zé Domingos a furar pela direita e a servir Yannick Semedo para o 0-1 aos 23 ´. Minutos depois, novo castigo máximo a favor da Turma de Paranhos. Kevyn assumiu a responsabilidade e aos 29 ´subiu o resultado para 0-2. Tiago Silva e Everton tentaram ultrapassar Nuno Castro antes do intervalo, o guardião da alma fez a mancha ao capitão do Rubras e, controlou o tiro perigoso do dianteiro brasileiro.
Reentrada forte da equipa de Jorge Pinto. Aos 53 ´Miguel Baptista atirou com intenção da linha de fundo, William fez autogolo, 0-3.
As alterações operadas por Pedro Dias trouxeram mais atrevimento ao seu colectivo. Tiago Silva, o melhor em campo dos azuis e brancos reduziu na marcação de um livre directo aos 71 ´, 1-3, e, de grande penalidade aos 79 ´ Everton apontou o 2-3. Até ao final, os da casa tentaram tudo por tudo para levar a partida para prolongamento, a muralha defensiva salgueirista não esmoreceu e segurou o resultado que garantiu a passagem à III eliminatória da prova rainha do futebol português. O adversário é o SC Covilhã da II Liga. Encontro a realizar no Domingo, 22 de Novembro 2020 no Complexo Desportivo de Campanhã. 


Ficha de Jogo

Quarta Feira 11 Novembro 2020

Estádio Municipal de Pedras Rubras, Pedras Rubras - Cidade da Maia

Taça de Portugal 2020/21

II Eliminatória 

Árbitro Rui Silva AF Vila Real
Assistente 1 Nuno Fraguito
Assistente 2 Bruno Pereira

FC Pedras Rubras 2-3 SC Salgueiros Futebol SAD

Golos

Yannick Semedo 23 ´
Kevyn 29 ´ (GP)
William (autogolo) 53 ´
Tiago Silva 71 ´
Everton 79 ´(GP)

Disciplina

FC Pedras Rubras

Cartões Amarelos

William 28 ´
Gonçalo Pimenta 54 ´

SC Salgueiros Futebol SAD

Cartões Amarelos

Pipo 26 ´
Miguel Baptista 74 ´
Yannick Semedo 76 ´
Tiago Santos 77 ´
Nuno Castro 85 ´
Grinood 90+2 ´


Constituição das Equipas


FC Pedras Rubras 


1 Rui Sacramento

5 William

2 Landry

4 Luís Ferreira

10 Gonçalo Pimenta

25 Portilho

14 Aboubakar

23 Rui Lima

7 Tiago Silva (C)

11 Everton

17 Camara


Suplentes


12 Jorge Costa

8 Gonçalo Duarte

9 Rogério Pinto - entrou aos 84 ´a substituir Landry

19 Alex Pimenta - entrou aos 64 ´a substituir Portilho

20 Bruno Simões - entrou aos 45 ´a substituir Rui Lima 

28 Litos

77 Lucas Macedo - entrou aos 84 ´a substituir Gonçalo Pimenta


Treinador

Pedro Dias


SC Salgueiros Futebol SAD


20 Nuno Castro

21 Miguel Pereira

37 Paulo Monteiro (C)

3 Laércio

97 Francisco Afonso

19 Tony Correia

80 Yannick Semedo

11 Pipo

75 Zé Domingos

77 Kevyn

7 Miguel Baptista


Suplentes


24 Bruno Pinto

4 Palancha - entrou aos 68 ´a substituir Laércio

5 Moreira

71 Tarcísio - entrou aos 87 ´a substituir Miguel Baptista

99 Grinood - entrou aos 36 ´a substituir Kevyn

27 Tiago Santos - entrou aos 68 ´a substituir Zé Domingos

8 Braga - entrou aos 45 ´a substituir Pipo


Treinador

Jorge Pinto


Rui Cardoso

Ler Mais