JOGADOR TREINADOR SER HUMANO CAMPEÃO OBRIGADO VÍTOR OLIVEIRA - Futebol Português Online

03 dezembro 2020

JOGADOR TREINADOR SER HUMANO CAMPEÃO OBRIGADO VÍTOR OLIVEIRA



Figura do desporto nacional e da Cidade de Matosinhos, onde foi homenageado pela câmara municipal em Junho de 2019 com a medalha de valor desportivo, depois de ter conquistado o sexto título de campeão da II Liga pelo FC Paços de Ferreira, curiosamente o emblema da sua primeira subida e título do segundo escalão na temporada 1990/91. De forma inesperada, ao final da manhã do último sábado, o mundo ficou a saber da partida do "Rei das Subidas", que subitamente faleceu próximo da sua residência em Matosinhos quando fazia uma caminhada. Rapidamente começaram as homenagens nas redes sociais, a um homem que era muito mais do que o futebol que o acompanhou durante toda a vida. Senhor simples, apaixonado pela sua terra, pelas suas gentes, pelo seu Leixões SC onde conquistou o título de campeão nacional da II Liga mais espcial da carreira em 2006/07 e, pelo mais importante, a sua família. Partiu em 2020, ano que viu partir o génio Diego Armando Maradona e, os seus amigos e ex colegas de equipa Dito, com quem jogou no SC Braga e foi director desportivo no Gil Vicente FC em 2019/20, na sua última temporada como treinador, e Jaques, ponta de lança algarvio seu colega no FC Famalicão.
As cerimónias fúnebres de Vítor Oliveira, realizam-se está quinta-feira no Tanatório de Sendim a partir das 13 horas.
À família enlutada, aos amigos, ao mundo do futebol e à Cidade de Matosinhos, o Futebol Português Online envia as mais sentidas condolências.


O Homem Vítor Oliveira


Bem disposto e sorridente. Era um homem simples, culto, que gostava de conviver com os seus amigos e contar histórias. 
Ninguém ficava indiferente a Vítor Oliveira. No meio futebolístico respeitava e era respeitado por todos os intervenientes. 
Dizia sem rodeios o que pensava sobre o futebol português. Carácter e personalidade muito fortes.
 

Vítor Oliveira - Futebolista


Formado no Leixões SC onde jogou ao lado do amigo Henrique Calisto, Vítor Oliveira representou durante três temporadas a equipa sénior leixonense. Rumou a Paredes, a ponte para três épocas de FC Famalicão, onde trabalhou com o treinador argentino Mário Imbelloni tinha como referência. Segui-se o SC Espinho de Manuel José, o SC Braga de Quinito e o Portimonense SC, que com Manuel José ao leme fez a melhor classificação da sua história na 1ª Divisão em 1984/85, garantindo a participação na Taça Uefa em 1985/86.


Amílcar Fonseca

"Vítor Oliveira era um médio possante tecnicamente acima da média."


Eurico Gomes

"Vítor Oliveira era um médio centro possante com domínio do seu lugar. Era a voz de comando das equipas que representava, e em quem o treinador confiava. Acho que já treinava para ser treinador quando terminasse a carreira de jogador."


Albertino

"O Vítor Oliveira era um jogador correto. Médio inteligente, tinha boa técnica e fora do campo era bom companheiro."

Edmundo Duarte

"O Vítor Oliveira era um centro campista de classe. Era um jogador acima da média, intenso, jogava fácil. Líder dentro do campo."

" Vítor Oliveira era adversário dentro do campo e amigo fora dele. Ser humano de excelência."




Mister Vítor Oliveira  


Foram 35 anos a orientar, com a primeira experiência técnica a acontecer em Famalicão quando assumiu a equipa como treinador/jogador após a saída do treinador argentino Mário Imbelloni na temporada 1978/79. Manuel José sugeriu ao então presidente do Portimonense SC Manuel João o nome de Vítor Oliveira para assumir o comando da equipa, na altura com 31 anos e em plenas condições para continuar a jogar. O único pedido de Vítor Oliveira foi a contratação do professor Monges da Silva para a função de preparador físico. Tinha começado um percurso que viria a ser de sucesso, de norte a sul do país à Ilha da Madeira, faltando-lhe no currículo o futebol açoriano e a oportunidade de dirigir um dos três grandes clubes do futebol português. Seis títulos de campeão da II Liga em 11 subidas de divisão à 1ª Liga.


Títulos de Campeão da II Liga


FC Paços de Ferreira 1990/91

UD Leiria 1997/98

Leixões SC 2006/07

Moreirense FC 2013/14

Portimonense SC 2016/17

FC Paços de Ferreira 2018/19


Com Vítor Oliveira no banco subiram: AA Coimbra 1996/97, CF "Os Belenenses" 1998/99, FC Arouca 2012/13, CF União da Madeira 2014/15, GD Chaves 2015/16.



Rui Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.