FPO - como tem sido o desafio de liderar os destinos do
seu clube?
Gil Almeida - Liderar os destinos do Salgueiros, tem sido um desafio acima de tudo de reinvenção e procura constante de novas soluções para o clube e para a sua gestão. É do conhecimento geral que o clube tem vindo a recuperar de uma grave crise financeira, mas apesar desta, e fruto de uma definição muito clara do que pretendemos para o futuro, com o trabalho de uma equipa com espirito de missão, para alem conseguir ultrapassar os problemas com que se vai deparando, o Salgueiros tem crescido em todos os níveis: sócios, atletas, infra estruturas e hoje é sem duvida uma instituição respeitável, respeitada e respeitadora!
FPO - Esta pandemia impediu a comemoração anual de aniversário,
mas rapidamente foi encontrada uma solução. Fale-nos desta iniciativa?
Gil Almeida - O aniversário este ano, fruto da situação sui generis que vive o mundo, será festejado com o distanciamento social que tantas vezes ouvimos falar, mas será festejado. Encontramos uma solução para manter a mítica Volta a Paranhos em atividade, através de um formato virtual em que acabamos por levar Paranhos ao mundo, mantendo assim a prova 63 anos ininterruptamente na estrada, homegearemos os salgueiristas já falecidos com uma missa na Cripta de Paranhos. Será hasteada a bandeira na Casa do Salgueiros e entregaremos os emblemas de 25 anos de associados, tudo dentro das regras de segurança promovidas pelas autoridades oficiais.
FPO - É certo que ainda há muito por fazer. O futuro do clube passa por regressar definitivamente a Paranhos. Está mais próximo esse regresso?
Gil Almeida - O grupo de pessoas das quais eu tenho a honra de fazer parte e hoje liderar, começou por definir em 2014 que o Salgueiros devia reaproximar-se da sua génese geográfica. Fazer juz ao titulo “Turma de Paranhos”, e reinstalarmo-nos novamente na freguesia de forma a reaproximar do nosso grande núcleo de recrutamento. Conseguimos atingir esse objetivo com a abertura da Casa do Salgueiros, a utilização do campo da FADEUP pela nossa formação, reforçada com a inauguração da Casa da Formação, todos localizados na Freguesia, logo o clube já regressou a Paranhos! Obviamente que para este processo estar completo, falta ainda o Salgueiros poder voltar a jogar em Paranhos. Acho que esse objetivo deve estar na mente de todo e qualquer dirigente do Salgueiros, mas como todos os processos demoram o seu tempo, sendo que acredito que hoje estamos mais perto que esse objectivo de concretize.
FPO - Sabemos que o salgueiros tem uma massa associativa especial. Como é para si gerir as expectativas de adeptos tão exigentes e apaixonados?
Gil Almeida - O Salgueiros tem adeptos exigentes e apaixonados, que fazem parte de uma cultura muito própria do clube e que acima de tudo exigem dedicação, luta, coragem, empenho, honestidade e ambição. Estes adeptos são acima de tudo o “combustível” para que no meio da adversidade e com meios escassos o clube consiga continuar a crescer e a atingir os seus objetivos.
FPO - O que é que nos pode adiantar sobre o que está para vir. É candidato nas próximas eleições? Que garantia pode deixar aos associados quanto ao presente e futuro do clube?
Gil Almeida - Em relação ao futuro existem uma série de dossiers em andamento que vão de encontro á estratégia que esta definida, sendo que a decisão do processo que decorre em tribunal arbitral relativamente ao Bingo do Salgueiros poderá ser fundamental para alavancar o Clube e acelerar a estratégia que esta delineada. Continuamos focados na redução do passivo e na resolução dos problemas financeiros do clube, sendo que não descuramos o futuro e a ambição de crescer. Logo, ainda que na expectativa da conclusão desse processo, continuamos empenhados em melhorar as condições que oferecemos aos nossos associados e atletas, bem como em continuar a recuperar o prestigio do Sport Comércio e Salgueiros. Posso adiantar que nesse sentido demos entrada no inicio deste ano do pedido de Reconhecimento de Utilidade Publica do Clube, que infelizmente com o surgir da pandemia acabou por se atrasar, mas que tenho a plena convição que será atribuído. Mais que falar de uma possível recandidatura, acho fundamental que mais associados se envolvam no dia a dia do clube. O Sport Comércio e Salgueiros, hoje, ao contrario do Salgueiros 08 que encontramos em 2014, não se resume mais a uma equipa de futebol sénior e uma mera sala administrativa no espaço do bingo. Seguimos o caminho do crescimento do número de associados, atletas, modalidades e instalações, e para tudo isto funcionar e ambicionar crescer ainda mais depende umbilicalmente do envolvimento dos associados, porque o clube é deles e eles são a melhor garantia deste crescimento.
Rui Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.