VASCO VIANA DE REGRESSO NA BALIZA DO SPORTING GENEVE - Futebol Português Online

24 maio 2020

VASCO VIANA DE REGRESSO NA BALIZA DO SPORTING GENEVE


Mensagem de Vasco Viana para os companheiros que juntamente com ele representaram os clubes que defendeu.

"Aproveitem as coisas boas que o futebol nos deu. Foi uma grande honra jogar com todos vós. É certo que tenho mais amizade por uns colegas do que por outros, mas todos foram importantes na minha vida desportiva. Continuem a dedicar-se de forma apaixonada, pois um dia vamos sentir falta do futebol e de todos os momentos que passamos juntos."


O guarda redes felgueirense trocou Portugal e a sua Cidade Felgueiras, pela Cidade Helvética de Geneve no início de 2020. Vasco Viana mantêm intacta aos 35 anos a paixão pelo treino e pelo jogo. Ainda júnior alinhou na Segunda Liga pelo FC Felgueiras (actual FC Felgueiras 1932) e, daí partiu para duas temporadas de FC Porto, dividias entre encontros da equipa "B" e, os treinos com a equipa principal vencedora da Taça Uefa em 2002/03 e da Liga dos Campeões 2003/04 orientada por José Mourinho. Trabalhou ao lado do ídolo Vítor Baía, e depois de sair do clube do dragão seguiram-se FC Penafiel com uma promoção à Segunda Liga em 2008/09, USC Paredes, FC Lixa campeão distrital 2012/13 com regresso aos campeonatos nacionais, Rebordosa AC e FC Vila Meã. À excepção do Paredes, nos restantes emblemas pontificou durante várias temporadas tornando-se uma das grandes referências.
O seu futuro futebolístico passa pelas terras dos alpes, relógios, neve e chocolates na baliza do Sporting Futebol Clube Geneve, da III Liga do futebol suiço, filial do seu clube do coração, o Sporting Clube de Portugal.
É com muita honra que o Futebol Português Online recebe Vasco Viana, a quem agradecemos a disponibilidade para falar um pouco da sua carreira.

Vasco Viana 

"Fui observado durante uma temporada nos juniores do FC Felgueiras, e depois de me estrear ainda júnior na equipa sénior fui abordado pelo Sr. António Araújo que me levou para o FC Porto."

"Sinto-me orgulhoso por ter tido a possibilidade de trabalhar com Vítor Baía. Foi sempre muito preocupado, ajudou-me muito, deu-me conselhos, nos treinos corrija algumas situações para me ajudar a melhorar. Aprendi muito com esse grande símbolo do futebol português e mundial e, ainda hoje me lembro de muitas coisas úteis que me disse e levo para o meu dia a dia."

"José Mourinho é o melhor todos. Tem uma grande capacidade de liderança, tudo aquilo que conquistou fala por si. Sem dúvida alguma que é especial."

"Tenho muito orgulho na minha carreira. Fiz bons amigos em todos os clubes. O último clube representei em Portugal foi o AC Vila Meã, instituição de quem nunca ouvi falar mal e, que mesmo longe as pessoas que o dirigem me consideram e me tratam como um elemento da família."

"No meu dia a dia trabalho sempre da mesma forma, aplicada e determinada. Esta é a minha forma de estar no futebol. No dia que não me sentir motivado deixo de jogar."

"Geri a minha carreira como quis. Fui várias vezes abordado por clubes do Campeonato de Portugal mas preferi jogar e trabalhar. Se voltasse atrás tomava a mesma decisão."

"No futebol actual não valorizam a paixão do jogador pela profissão. O jogador português é dos melhores do mundo, e muitas vezes é preterido por jogadores estrangeiros desconhecidos, que muitas vezes são enganados por agentes desportivos. Há 20 anos para cá os valores humanos começaram a perder-se e no caso do futebol há muita deslealdade."

"Geneve é uma cidade fantástica. Vim com a minha esposa e a adaptação está a ser fácil. Apesar da fase que o mundo está a viver, devido à pandemia covid 19 as coisas estão a correr bem."

"Ao longo destas temporadas trabalhei com muitos jovens. Deixo-lhes a seguinte mensagem. Nunca deixem de acreditar nos vossos sonhos, dediquem-se e trabalhem com muita paixão."

"Vou abraçar o desafio lançado pelos dirigentes do Sporting  Futebol Clube de Geneve com a paixão e ambição que me caracteriza. Vamos disputar a III Liga, e será um prazer enorme representar esta filial do Sporting Clube de Portugal, que é o meu clube do coração."



Rui Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.