dezembro 2020 - Futebol Português Online

08 dezembro 2020

PARABÉNS SC SALGUEIROS 109 ANOS

00:33 0


O Sport Comércio e Salgueiros comemora hoje 109 anos. Emblemática, popular e bairrista instituição desportiva da maior freguesia da Cidade do Porto, Paranhos.
A viver uma nova fase, o Salgueiros presidido por Gil Almeida tem vindo a resolver algumas situações que num passado recente eram limitações. Assentou arraiais em Campanhã, onde disputa os jogos em casa e, aos poucos, a infraestrutura tem vindo a ser melhorada com a ajuda de um grupo de apaixonados salgueiristas que quando são chamados para ajudar respondem afirmativamente. Apesar da pandemia ter obrigado à paragem das competições, a vida não pára, faz parte do ADN salgueirista ajudar quem mais precisa. Contudo o que acontecido pelo mundo, à Casa do Salgueiros juntou-se a Casa da Formação  inaugurada a 12 de Agosto e, no último fim de semana abriu a Loja física do clube e, esta terça feira a Store Online. A equipa sénior regressou esta época aos campeonatos nacionais e, a verdade é uma, apesar do público estar impedido de entrar nos recintos desportivos, quando o Salgueiros joga em casa a Alma não falta à chamada e, em alguns campos comparecem fora. Ligação umbilical com Alma do Norte, daquela que é a Alma desportiva mais popular do mundo.
Parabéns Sport Comércio e Salgueiros.


Gil Almeida - Presidente do Sport Comércio e Salgueiros

FPO - como tem sido o desafio de liderar os destinos do seu clube?


Gil Almeida - Liderar os destinos do Salgueiros, tem sido um desafio acima de tudo  de reinvenção e procura constante de novas soluções para o clube e para a sua gestão.  É do conhecimento geral que o clube tem vindo a recuperar de uma grave crise financeira, mas apesar desta, e fruto de uma definição muito clara do que pretendemos para o futuro, com o trabalho de uma equipa com espirito de missão, para alem conseguir ultrapassar os problemas com que se vai deparando, o Salgueiros tem crescido em todos os níveis: sócios, atletas, infra estruturas e hoje é sem duvida uma instituição respeitável, respeitada e respeitadora!


FPO - Esta pandemia impediu a comemoração anual de aniversário, mas rapidamente foi encontrada uma solução. Fale-nos desta iniciativa?


Gil Almeida - O aniversário este ano, fruto da situação sui generis que vive o mundo, será festejado com o distanciamento social que tantas vezes ouvimos falar, mas será festejado. Encontramos uma solução para manter a mítica Volta a Paranhos em atividade, através de um formato virtual em que acabamos por levar Paranhos ao mundo, mantendo assim a prova 63  anos ininterruptamente na  estrada, homegearemos os salgueiristas já falecidos com uma missa na Cripta de Paranhos. Será hasteada a bandeira na Casa do Salgueiros e entregaremos os emblemas de 25 anos de associados, tudo dentro das regras de segurança promovidas pelas autoridades oficiais.


FPO - É certo que ainda há muito por fazer. O futuro do clube passa por regressar definitivamente a Paranhos. Está mais próximo esse regresso?


Gil Almeida - O grupo de pessoas das quais eu tenho a honra de fazer parte e hoje liderar, começou por definir em 2014 que o Salgueiros devia reaproximar-se da sua génese geográfica. Fazer juz ao titulo “Turma de Paranhos”, e reinstalarmo-nos novamente na freguesia de forma a reaproximar do nosso grande núcleo de recrutamento. Conseguimos atingir esse objetivo com a abertura da Casa do Salgueiros, a utilização do campo da FADEUP pela nossa formação, reforçada com a inauguração da Casa da Formação, todos localizados na Freguesia, logo o clube já regressou a Paranhos! Obviamente que para este processo estar completo, falta ainda o Salgueiros poder voltar a jogar em Paranhos. Acho que esse objetivo deve estar na mente de todo e qualquer dirigente do Salgueiros, mas como todos os processos demoram o seu tempo, sendo que acredito que hoje estamos mais perto que esse objectivo de concretize.


FPO - Sabemos que o salgueiros tem uma massa associativa especial. Como é para si gerir as expectativas de adeptos tão exigentes e apaixonados?


Gil Almeida - O Salgueiros tem adeptos exigentes e apaixonados, que fazem parte de uma cultura muito própria do clube e que acima de tudo exigem dedicação, luta, coragem, empenho, honestidade e ambição. Estes adeptos são acima de tudo o “combustível” para que no meio da adversidade e com meios escassos o clube consiga continuar a crescer e a atingir os seus objetivos.


FPO - O que é que nos pode adiantar sobre o que está para vir. É candidato nas próximas eleições? Que garantia pode deixar aos associados quanto ao presente e futuro do clube?


Gil Almeida - Em relação ao futuro existem uma série de dossiers em andamento que vão de encontro á estratégia que esta definida, sendo que a decisão do processo que decorre em tribunal arbitral relativamente ao Bingo do Salgueiros poderá ser fundamental para alavancar o Clube e acelerar a estratégia que esta delineada. Continuamos focados na redução do passivo e na resolução dos problemas financeiros do clube, sendo que não descuramos o futuro e a ambição de crescer. Logo, ainda que na expectativa da conclusão desse processo, continuamos empenhados em melhorar as condições que oferecemos aos nossos associados e atletas, bem como em continuar a recuperar o prestigio do Sport Comércio e Salgueiros. Posso adiantar que nesse sentido demos entrada no inicio deste ano do pedido de Reconhecimento de Utilidade Publica do Clube, que infelizmente com o surgir da pandemia acabou por se atrasar, mas que tenho a plena convição que será atribuído. Mais que falar de uma possível recandidatura, acho fundamental que mais associados se envolvam no dia a dia do clube. O Sport Comércio e Salgueiros, hoje, ao contrario do Salgueiros 08 que encontramos em 2014, não se resume mais a uma equipa de futebol sénior e uma mera sala administrativa no espaço do bingo. Seguimos o caminho do crescimento do número de associados, atletas, modalidades e instalações, e para tudo isto funcionar e ambicionar crescer ainda mais depende umbilicalmente do envolvimento dos associados, porque o clube é deles e eles são a melhor garantia deste crescimento.



 Rui Cardoso

Ler Mais

07 dezembro 2020

CAMPEONATO DE PORTUGAL SÉRIE H - LOULETANO VENCE MOURA POR 1-0

19:21 0

 



No Estádio Algarve, casa do Louletano, os algarvios venceram os alentejanos do Moura AC de Bruno Ribeiro, que esta temporada regressou ao  clube que orientou em 2013/14 e, durante um período de 2014/15.
Num jogo não muito bem jogado e com um golo anulado ao conjunto de Moura, o Louletano, candidato aos lugares cimeiros na Série H do Campeonato de Portugal conseguiu garantir os três pontos por Bruno Silva aos 61 ´, e assim manter-se nos lugares de acesso à disputa de acesso à 3ª Liga, a nova competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol que arranca em 2021/22.



Ficha de Jogo

Domingo 6 Dezembro 2020

Estádio Algarve - Loulé

Campeonato de Portugal 2020/21

Série H

8ª Jornada

Árbitro David Miguel AF Setúbal


Louletano DC 1-0 Moura AC


Golos

Bruno Silva 61 ´

Disciplina

Louletano DC

Cartões Amarelos

Yerko 63 ´
Nuno Moreira 80 ´
 

Constituição das Equipas


Louletano DC


1 Tiago Maia

23 Yerko

15 Rony

4 Pedro Barcelos

21 Elvis

14 Ari 

22 Oliveira

20 Sander

7 Bruno Silva

9 Érico (C)

19 Leo


Suplentes


33 Nathan

5 Nuno Moreira - entrou aos 75 ´a substituir Yerko

8 Paulo Pereira - entrou aos 90+1 ´a substituir Oliveira

17 Mucuia - entrou aos 46 ´ a substituir Leo

18 Pedro Simões - entrou aos 46 ´a substituir Sander

29 Abou Toure

86 Ângelo Taveira - entrou aos 75 ´a substituir Bruno Silva


Treinador 

Eddie Cardoso 


Moura AC


1 Diogo Arreigota

13 Fabinho

2 Vasco Teixeira

15 Lucas Santos

23 João Lobo

13 Fabinho

40 Tó Miguel

20 Bruno Gomes (C)

26 Julinho

8 Amoah

11 Lucas Bridey

12 Siriki Camará


Suplentes 


99 Miguel Carvalho

3 Gabriel

7 Enock - entrou aos 57 ´a substituir Bruno Gomes

10 Amir

19 Breno - entrou aos 82 ´a substituir Siriki Camará

30 Pedro Diniz - entrou aos 66 ´a substituir Vasco Teixeira

90 Ricardo Machado


Treinador

Bruno Ribeiro



Rui Cardoso

Ler Mais

CAMPEONATO DO MUNDO QATAR 2020 - PORTUGAL CABEÇA DE SÉRIE NO GRUPO A DE APURAMENTO

18:30 0


Realizou-se esta tarde em Zurique, Suiça, o sorteio referente à fase de apuramento para o campeonato do mundo que se realiza no Qatar em 2022. Passaram 20 anos do primeiro campeonato do mundo de futebol organizado no continente asiático, que em 2002 consagrou o Brasil na conquista do penta. Organização conjunta entre Korea e Japão.
A selecção nacional portuguesa, cabeça de série no grupo A vai defrontar Sérvia, Republica da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. As quinas estiveram presentes em sete mundiais e, desde o campeonato da Europa de 2000, organizado em conjunto por Holanda e Bélgica, que Portugal marca presença nas fases finais das grandes competições. Campeã da Europa em título, a lusa é orientada por Fernando Santos, que ambiciona continuar a escrever páginas bonitas na história no futebol português.


Imprensa


Fernando Santos - Seleccionador nacional


"É importante fazer uma boa preparação."

"Vamos trabalhar para ganhar. Temos capacidade para nos apurarmos para o campeonato do mundo."     

Campeonato do mundo FIFA Qatar 2020


Fase de Apuramento 


24 de Março a 16 Novembro 2021 


Play-offs


24 a 30 de Março 2022


Fase Final do Campeonato do Mundo

Início 21 Novembro 2022
Final 18 Dezembro 2022



Fase Grupos

Grupo A

Portugal
Sérvia
Republica da Irlanda
Luxemburgo 
Azerbaijão 

Grupo B

Espanha
Suécia 
Grécia
Georgia
Kosovo

Grupo C

Itália
Suiça
Irlanda do Norte
Bulgária
Lituânia 

Grupo D

França
Ucrânia
Finlândia 
Bósnia
Cazaquistão

Grupo E 

Bélgica
País de Gales
Republica Checa
Bielorrússia
Estónia

Grupo F

Dinamarca
Aústria
Escócia
Israel
Ilhas Faroé
Moldávia

Grupo G

Holanda 
Turquia
Noruega
Montenegro
Letónia
Gibraltar

Grupo H

Croácia
Eslováquia
Rússia
Eslovénia
Chipre
Malta

Grupo I

Inglaterra
Polónia
Hubgria
Albânia
Andorra
San Marino

Grupo J

Alemanha
Roménia
Islândia
Macedónia do Norte
Arménia
Liechenstein   



Rui Cardoso

Ler Mais

03 dezembro 2020

JOGADOR TREINADOR SER HUMANO CAMPEÃO OBRIGADO VÍTOR OLIVEIRA

01:09 0



Figura do desporto nacional e da Cidade de Matosinhos, onde foi homenageado pela câmara municipal em Junho de 2019 com a medalha de valor desportivo, depois de ter conquistado o sexto título de campeão da II Liga pelo FC Paços de Ferreira, curiosamente o emblema da sua primeira subida e título do segundo escalão na temporada 1990/91. De forma inesperada, ao final da manhã do último sábado, o mundo ficou a saber da partida do "Rei das Subidas", que subitamente faleceu próximo da sua residência em Matosinhos quando fazia uma caminhada. Rapidamente começaram as homenagens nas redes sociais, a um homem que era muito mais do que o futebol que o acompanhou durante toda a vida. Senhor simples, apaixonado pela sua terra, pelas suas gentes, pelo seu Leixões SC onde conquistou o título de campeão nacional da II Liga mais espcial da carreira em 2006/07 e, pelo mais importante, a sua família. Partiu em 2020, ano que viu partir o génio Diego Armando Maradona e, os seus amigos e ex colegas de equipa Dito, com quem jogou no SC Braga e foi director desportivo no Gil Vicente FC em 2019/20, na sua última temporada como treinador, e Jaques, ponta de lança algarvio seu colega no FC Famalicão.
As cerimónias fúnebres de Vítor Oliveira, realizam-se está quinta-feira no Tanatório de Sendim a partir das 13 horas.
À família enlutada, aos amigos, ao mundo do futebol e à Cidade de Matosinhos, o Futebol Português Online envia as mais sentidas condolências.


O Homem Vítor Oliveira


Bem disposto e sorridente. Era um homem simples, culto, que gostava de conviver com os seus amigos e contar histórias. 
Ninguém ficava indiferente a Vítor Oliveira. No meio futebolístico respeitava e era respeitado por todos os intervenientes. 
Dizia sem rodeios o que pensava sobre o futebol português. Carácter e personalidade muito fortes.
 

Vítor Oliveira - Futebolista


Formado no Leixões SC onde jogou ao lado do amigo Henrique Calisto, Vítor Oliveira representou durante três temporadas a equipa sénior leixonense. Rumou a Paredes, a ponte para três épocas de FC Famalicão, onde trabalhou com o treinador argentino Mário Imbelloni tinha como referência. Segui-se o SC Espinho de Manuel José, o SC Braga de Quinito e o Portimonense SC, que com Manuel José ao leme fez a melhor classificação da sua história na 1ª Divisão em 1984/85, garantindo a participação na Taça Uefa em 1985/86.


Amílcar Fonseca

"Vítor Oliveira era um médio possante tecnicamente acima da média."


Eurico Gomes

"Vítor Oliveira era um médio centro possante com domínio do seu lugar. Era a voz de comando das equipas que representava, e em quem o treinador confiava. Acho que já treinava para ser treinador quando terminasse a carreira de jogador."


Albertino

"O Vítor Oliveira era um jogador correto. Médio inteligente, tinha boa técnica e fora do campo era bom companheiro."

Edmundo Duarte

"O Vítor Oliveira era um centro campista de classe. Era um jogador acima da média, intenso, jogava fácil. Líder dentro do campo."

" Vítor Oliveira era adversário dentro do campo e amigo fora dele. Ser humano de excelência."




Mister Vítor Oliveira  


Foram 35 anos a orientar, com a primeira experiência técnica a acontecer em Famalicão quando assumiu a equipa como treinador/jogador após a saída do treinador argentino Mário Imbelloni na temporada 1978/79. Manuel José sugeriu ao então presidente do Portimonense SC Manuel João o nome de Vítor Oliveira para assumir o comando da equipa, na altura com 31 anos e em plenas condições para continuar a jogar. O único pedido de Vítor Oliveira foi a contratação do professor Monges da Silva para a função de preparador físico. Tinha começado um percurso que viria a ser de sucesso, de norte a sul do país à Ilha da Madeira, faltando-lhe no currículo o futebol açoriano e a oportunidade de dirigir um dos três grandes clubes do futebol português. Seis títulos de campeão da II Liga em 11 subidas de divisão à 1ª Liga.


Títulos de Campeão da II Liga


FC Paços de Ferreira 1990/91

UD Leiria 1997/98

Leixões SC 2006/07

Moreirense FC 2013/14

Portimonense SC 2016/17

FC Paços de Ferreira 2018/19


Com Vítor Oliveira no banco subiram: AA Coimbra 1996/97, CF "Os Belenenses" 1998/99, FC Arouca 2012/13, CF União da Madeira 2014/15, GD Chaves 2015/16.



Rui Cardoso

Ler Mais