Artur Jorge Torres Gomes Araújo Amorim nasceu, no primeiro dia do ano de 1972, na Cidade de Braga, que ama e, onde deu início à prática desportiva. Do GFC Sé, clube bracarense dedicado ao futebol de formação saiu para o seu SC Braga, onde viria a tornar-se uma referência, pois cumpriu o período formativo nas camadas jovens e, antes de chegar à equipa principal alinhou duas temporadas no satélite Arsenal de Braga. Em 1992/93, dirigido por dois técnicos de nomeada do futebol português, Vitor Manuel e António Oliveira que viria a substitui-lo. estreou-se pela equipa principal arsenalista. Profissional dedicado, vestiu a camisola do clube do coração durante 12 anos no escalão sénior, realizou 265 jogos oficiais e marcou 13 golos. Terminou a carreira de jogador aos 33 anos, no FC Penafiel em 2004/05, orientado por Luís Castro, técnico que dirigiu o Botafogo em 2022 e 2023. Quanto a presenças na seleção nacional portuguesa, Artur Jorge foi internacional pelas seleções jovens de Portugal em seis ocasiões.
Estreou-se como treinador principal em 2009/10, no FC Famalicão na extinta III Divisão Nacional e, em 2010/11 voltou ao SC Braga, para comandar os sub 19. O coração voltou a falar mais alto e, apesar do interregno para liderar FC Tirsense e, AD Os Limianos no Campeonato de Portugal foram, sete anos ligados à formação do SC Braga, a potenciar jogadores para a equipa principal, dois anos na equipa B e, um na equipa Sub 23 que compete na Liga Revelação. Ao longo deste trajeto, o Artur Jorge pai treinou o Artur Jorge filho, que actualmente joga no SC Farense da primeira liga portuguesa. Os bons trabalhos realizados abriram-lhe as portas da equipa principal, que voltou a colocar nas competições europeias e, a quem deu mais um título da Taça da Liga em 2023/24.
Pouco depois de ter concretizado o sonho de deixar a sua marca no SC Braga com a conquista de um título nacional, rumou para a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, para ser o terceiro treinador português a comandar o Botafogo, que anteriormente esteve sobe o comando de Bruno Lage e Luís Castro. Assumiu a equipa a 12 de Abril de 2024, implementou as suas ideias e os bons resultados começaram a aparecer. Impulsionado pela habilidade de Garrincha, Nilton Santos, Dada Maravilha e Túlio Maravilha, o "Fogão" de Artur Jorge começou a marcar a sua posição e, na Argentina, numa final ao ritmo do samba os cariocas venceram a Copa Libertadores da América no duelo com o Atlético Mineiro e, este domingo, na última jornada do brasileirão 2024, o triunfo de 2-1 no engenhão no embate com o São Paulo, coroou o treinador português como Rei do Brasileirão, depois de se ter tornar o Rei da América do Sul. Dois títulos conquistados em oito dias e, hoje a viagem para Doha, Qatar, para disputar o Campeonato do Mundo de Clubes. Esta Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, o team de general Severiano e da estrela solitária defronta os mexicanos do Pachuca nos quartos de final.
Parabéns Mister Artur Jorge pelas conquistas e por elevar o nome do futebol português e, a competência dos treinadores portugueses.
É tempo de Botafogo
Rui Cardoso

Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.