O FC Avintes é dos clubes mais populares de Vila Nova de Gaia. Durante muitos anos o representante futebolístico da terra da broa mais famosa do mundo militou nos campeonatos nacionais e, actualmente a disputar a Divisão Élite Pro Nacional AF Porto é presidido por Guilherme Baldaia, antigo treinador de futebol com pergaminhos nos escalões inferiores. Filho de Avintes, para 2018/19 apostou no jovem Rui Cunha para orientar os avintenses na competitiva Série 1 da Pro Nacional da Elite portuense. As boas temporadas a dirigir o Atlético Clube Alfenense, na Divisão de Honra da AF Porto chamaram à atenção dos clubes de elite, depois de na formação valonguense ter levado a equipa Sub 19 até à II Divisão Nacional.
Ambição, mas acima de tudo muita humildade caracterizam o técnico de 33 anos apaixonado pelo bom futebol.
Ao FPO na primeira pessoa, Rui Cunha e a Missão Avintes 2018/19.
Rui Cunha - Treinador do FC Avintes
"Temos em mãos um desafio incrível num dos campeonatos distritais mais competitivos do país, onde participam excelentes equipas repletas de jogadores com muita qualidade."
"Vamos trabalhar para a nossa equipa apresentar bom futebol. Queremos trazer muita gente ao nosso estádio."
"A manutenção é o objectivo principal, numa época que será longa e de grande desgaste no confronto com equipas com orçamentos superiores ao nosso."
"Treino a treino, jogo a jogo com os pés bem assentes no chão queremos construir uma equipa forte para lutar todos os fins de semana pela vitória."
"O nosso clube tem um história muito rica e de respeito e uma massa adepta muito fervorosa e muito exigente."
"Os resultados são o barómetro de qualquer equipa."
"Conseguimos manter a espinha dorsal da equipa. Temos à disposição grupo muito unido com qualidade."
"A direcção fez um excelente trabalho. A meu ver o nosso plantel é equilibrado com jogadores que se enquadram na nossa ideia de jogo."
"Estou entusiasmado com esta missão. Quero contagiar os meus jogadores e todo o nosso meio envolvente com a nossa ambição."
"Todos temos sonhos e eu não fujo aos meus."