REPORTAGEM FPO - RECORDAR SPORT PROGRESSO CAMPEÕES 2008/09 - Futebol Português Online

12 julho 2020

REPORTAGEM FPO - RECORDAR SPORT PROGRESSO CAMPEÕES 2008/09


Durante 107 anos, a Zona do Amial, na Freguesia de Paranhos, na Cidade do Porto teve como grande atracção desportiva o Sport Progresso. Fundado a 15 de Agosto 1908 e, conhecido como o clube do Amial, preencheu de forma desportiva e lúdica o tempo de muitos jovens e adeptos que visitavam diariamente o Campo Queirós Sobrinho. Por lá passaram nomes como Carlos Brito, actualmente comentador Sportv e Santiago Silva, futebolista profissional que em 2019/20 representou o SC Covilhã da II Liga.
Popularmente conhecido por Progresso, foi ao longo da sua história rampa de lançamento para muitos futebolistas, que dali partiram para novas experiências nos grandes clubes da invicta, FC Porto, SC Salgueiros e Boavista FC.
A última reunião do Sport Progresso aconteceu em 2015, daí para a frente, todo o seu palmarés foi entregue à Junta de Freguesia de Paranhos onde se encontra guardado.
Desportivamente, a última temporada oficial nos campeonatos da AF Porto foi em 2013/14, na 1ª Divisão distrital, curiosamente a mesma divisão conquistada em 2008/09, época do centenário do Sport Progresso. No Futebol Português Online, vamos recordar os campeões progressistas de 2008/09, sobe os discursos de Luís Varela "O Presidente", Martinho Freitas "O Treinador" e Bruno Pacheco "O Capitão".




Sport Progresso  2008/09

Plantel

Guarda - Redes

João Picarote
Dida
Hélder

Defesas 

Bruno Pacheco
Jorge Pereira
Rita
Marco
Violas
Carlos Salvador
Carlos
Joel

Médios

Pedro Almeida "Biko"
Pinho
Joãozinho
Cláudio Vilas Boas
Bruno Borges
Tozé 
Coutinho
Bruno "Sapo"
André Baltar
Mário

Avançados

Cristiano
Santiago Silva
Julu
Ricardo Félix
Ivo Jesus

Equipa Técnica

Martinho Freitas - Treinador
Bertinho - Treinador Adjunto
Milton - Treinador Adjunto
Daniel Neri - Treinador Adjunto

Depoimentos 

Luís Varela - Presidente

"O principal responsável por ter sido presidente do Sport Progresso foi o meu filho, jogador das camadas jovens do clube que eu acompanhava para todo o lado."

"Houve um grupo de amigos que também me incentivou a assumir a presidência do clube. Guardo desses tempos a felicidade de ainda hoje me cruzar com muitos ex atletas dos meus tempos de dirigismo desportivo e ser agraciado e respeitado por todos eles. Sempre os tratei como se fossem meus filhos."

"Conseguimos transmitir valores, princípios e educação a todos os atletas que naqueles anos vestiram a nossa camisola. Essa foi a nossa grande vitória."

"Em 2008/09 construímos uma equipa fantástica, para além de bons jogadores tínhamos excelentes homens. Apostei no treinador Martinho Freitas, que estava a iniciar a sua carreira e, que apesar dos seus 27 anos da altura trabalhava muito bem."

"O Facto de treinarmos no nosso campo e jogarmos em casa emprestada nunca nos abalou. Gostávamos de estar juntos, o grupo era muito forte."

"Quando chegamos ao primeiro lugar rapidamente percebemos que íamos terminar a época naquela posição. Jogávamos muito bem, estávamos muito confiantes e entravamos em qualquer campo com o pensamento na vitória."

"Foi com grande tristeza que vi a extinção do Sport Progresso. O Progresso é o clube do Amial, faz muita falta à Zona do Amial, que cresceu muito nos últimos anos."

"Gostava que os progressistas levantassem o clube."    

Martinho Freitas - Treinador

"Vim estudar para o Porto. Sou de Mirandela, e quando no 4º ano de educação física fui fazer o estágio optei pelo Sport Progresso por ser mais acessível a nível de transportes."

"Quando cheguei ao clube percebi que era um clube humilde dirigido por excelentes pessoas."

"Comecei o estágio no escalão de Sub 15. O treinador era o senhor José Viana que me deu liberdade no processo de treino e, dessa forma colocar em pratica a minha forma de treinar e ver o jogo."

"Vi a oportunidade de ser treinador principal nos seniores como o reconhecimento do meu trajecto na formação."

"Na altura tínhamos noção que trabalhávamos de forma diferente dos demais e, com isso rapidamente tivemos a percepção que os jogadores gostavam dos treinos."

"Treinávamos em pelado e jogávamos em sintético (campo grande), mas todo esse esforço valeu a pena, o grupo era muito bom a todos os níveis."

"Todas essas adversidades foram encaradas como desafios, que íamos superando fim de semana a fim de semana com bons resultados."

"Construímos um plantel muito forte a nível de qualidade futebolística e, para além disso o espírito de grupo era impressionante. Todos se respeitavam, gostavam de estar juntos e trabalhavam muito bem."

"Em 2008/09 superamos equipas com orçamentos superiores ao nosso."

"Senti uma tristeza enorme quando soube da extinção do clube. Gostava que os adeptos reerguessem o Progresso. Passar à porta do Queirós Sobrinho, o nosso "San Siro" como carinhosamente o chamávamos dói muito. O Progresso mudou a minha vida."

"Serei sempre progressista."

Bruno Pacheco - Capitão

"Vamos abrir o baú e recordar uma época incrível."

"Éramos uma família. Todos se ajudavam. Nós jogadores, éramos um grupo de miúdos rodeados por pessoas incríveis, desde o departamento médico ao técnico de equipamentos. Ninguém dava nada por nós, mas fizemos história nesse grande clube."

"Recordar o Sport Progresso 2008/09 é sonhar e não querer acordar."

"Tínhamos todos praticamente a mesma idade, não havia os craques da equipa. Éramos muito unidos e predispostos a ajudar-nos uns aos outros."

"Representamos um clube especial. A alegria tomava conta dos treinos e dos jogos. O Progresso era a nossa família por quem lutávamos com uma paixão enorme."

"Ninguém escondia nada de ninguém. Sabíamos que a qualquer altura o Progresso podia acabar, cenário que nos deixava muito tristes."

"Aos progressistas e a todos os meus parceiros, dizer que o Sport Progresso é o meu clube do coração."

"Foi uma grande honra ter sido capitão de um grupo tão valoroso, tão unido e tão amigo."

"A equipa técnica foi incansável connosco, fez um excelente trabalho. Ajudou-nos a sermos melhores jogadores."

"A direcção do Sport Progresso liderada pelo Sr. Luís Varela foi impressionante, nunca nos faltou com nada. Obrigado por tudo."

"Agradecer aos adeptos todo o apoio e, endossar um abraço especial a alguns incansáveis progressistas que infelizmente já não fazem parte do mundo dos vivos (quem conviveu comigo no clube sabe a quem me refiro)."

"Obrigado por nunca nos terem abandonado, e nos terem proporcionado tudo para fazer com alegria aquilo que sabíamos fazer bem, jogar futebol."

"Deixo o desafio a algum dos meus colegas de equipa, para organizar um convívio e recordarmos tudo aquilo que passamos juntos, coroado com uma grande conquista e entrada na história da grande instituição Sport Progresso."

"Grande Abraço a Todos."



Rui Cardoso
Foto: Martinho Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.