Terminou a Liga Portugal 2019/20. Na época mais atípica do futebol mundial, em Portugal o campeão foi o FC Porto. O vice campeão o SL Benfica e, o terceiro classificado o SC Braga, que na última jornada venceu o campeão e garantiu o acesso directo à fase de grupos da Liga Europa em 2020/21. Para os lados de Alvalade, os leões acabaram o ano desportivo na 4ª posição e, o Rio Ave FC lutou até ao fim, e conseguiu a vaga que faltava ocupar no acesso às competições europeias.
Houve emoção na luta pela despromoção. CD Aves e Portimonense jogaram entre si na 34ª Jornada, com a vitória a sorrir aos de Portimão, mas os triunfos de Tondela em Moreira de Cónegos e, do Vitória FC em casa na recepção ao Belenenses SAD atiram os alvinegros do Algarve para a II Liga.
Liga Portugal 2019/20
Números
Campeão
FC Porto
82 Pontos
34 Jogos
26 Vitórias
4 Empates
4 Derrotas
Melhor Ataque 74 golos marcados
Melhor Defesa 22 golos sofridos
Melhor Marcador
Carlos Vinícius 18 golos
Golos Marcados em 2019/20
756
Golos Sofridos em 2019/20
756
Treinador da Temporada 2019/20
Sérgio Conceição - FC Porto
A raça e a determinação de um treinador apaixonado pelo seu clube, que uniu duas paixões, futebol e o FC Porto. Foi o rosto do título, nunca perdeu a crença e, mais uma vez com uma equipa com algum défice de qualidade e limitações em alguns sectores conseguiu colocar novamente o dragão no topo do futebol português.
Treinador Revelação 2019/20
João Pedro Sousa - FC Famalicão
25 anos depois da última participação na I Divisão, o FC Famalicão regressou aos grandes palcos do futebol nacional. Em época de estreia como treinador principal, João Pedro Sousa, 48 anos, assumiu uma equipa completamente nova, recheada de jovens com muita qualidade. Nas primeiras 10 jornadas o "Fama" liderou a liga, jogou de igual para igual com todos os adversários e, enquanto houve adeptos nos estádios proporcionou bons espectáculos. Conjunto competente, que até ao último minuto da temporada não desistiu do sonho europeu.
A Homenagem
Vítor Oliveira - Treinador do Gil Vicente FC
66 anos, 35 anos de futebol enquanto treinador. Seis títulos de campeão da II Liga e, várias subidas de divisão.
Regressou ao primeiro escalão depois de promover o FC Paços de Ferreira, para o regresso gilista ao futebol profissional. 6ª época do treinador matosinhense ao serviço do Gil Vicente. Ano de mudanças, plantel completamente novo, 10º lugar, valorização de jogadores e, o reconhecimento dos colegas de profissão. Parabéns Vítor Oliveira.
Rui Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.