Cercal do Alentejo é a última freguesia a sul do distrito de Setúbal, pertencente ao concelho de Santiago do Cacém. Com cerca de 4000 habitantes, tem na sua Sociedade da Juventude Cercalense um símbolo importante para o dinamismo da região, no que toca a actividades culturais, lúdicas, desportivas e educacionais e, actualmente a desenvolver um papel fundamental na fase crítica que o mundo atravessa devido à pandemia Covid 19.
João Ludovico, 28 anos, está à dez na presidência. É uma figura conhecida pela grande paixão e dedicação à sua terra. Para além de presidir o clube, preside a Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal. É um homem de causas e desafios, que assume por amor ao seu Cercal.
Nos últimos tempos, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Carcal do Alentejo, Casa do Povo e Juventude Cercalense deram as mãos, naquele que será no futuro um ponto de interesse para o meio envolvente da vila e o que a circunda. As obras do Campo de jogos da Boa vontade, recinto desportivo inserido na Casa do Povo seguem a bom ritmo, e em breve os jovens cercalenses e vizinhos poderão praticar desporto em melhores condições.
O Futebol Português Online falou com João Ludovico, que orgulhosamente nos falou deste grande projecto.
João Ludovico - Presidente da Sociedade da Juventude Cercalense
"Estou envolvido em vários projectos. Têm sido anos muito exigentes, tudo pela minha terra que tanto amo. Fui bombeiro, e quando me convidaram para assumir outros cargos tive de abandonar a função, mas estou presente em tudo o que envolva o Cercal e sempre disponível para ajudar."
"Sou um presidente que lidero pelo exemplo. Participo activamente em tudo. Quando tenho disponibilidade "visto o fato macaco" e junto-me aos homens nas obras do campo de futebol. São muitos os voluntários envolvidos nesta obra, tudo para ajudar a nossa região."
"A Sociedade da Juventude Cercalense não está só direccionada para o futebol. Temos uma equipa de pool e outra de BTT. Temos também a preocupação de apoiar os encarregados de educação, numa fase muito difícil que o mundo está a passar. Assim nasceu o espaço jovem, uma dinâmica da qual nos orgulhamos muito, e onde os nossos jovens ocupam o tempo livre de forma útil."
"Desportivamente queremos estabilizar o clube a nível administrativo. Estivemos sem actividade durante muitos anos e estamos aos poucos a recuperar a dinâmica desportiva do clube e da terra. Criamos uma escola de futebol e, no futuro queremos ter vários escalões a competir nos campeonatos distritais da AF Setúbal."
"Queremos criar a nossa própria identidade e dar oportunidade aos jovens da nossa terra. Estamos a prever em 2021/22 o regresso do futebol sénior aos campeonatos da AF Setúbal com uma equipa que represente e dignifique bem o Cercal do Alentejo."
"Temos algumas dificuldades em arranjar apoios, e os que conseguimos vêm do comércio local e alguma industria. Organizamos alguns eventos que nos garantem algum rendimento."
"A obra no Campo de Jogos da boa vontade está orçada em 200 mil euros. É uma grande vitória de todos os envolvidos." A Câmara Municipal de Santiago do Cacém deu-nos um subsídio de 130 mil euros e os restantes 70 mil são suportados pelo clube. Estamos dedicados e empenhados na concretização deste grande projecto, que dará e trará muita vida ao Cercal do Alentejo."
Rui Cardoso
Foto: Sociedade da Juventude Cercalense
Foto: Sociedade da Juventude Cercalense
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.