AF PORTO - VILANOVENSE FUTEBOL CLUBE CELEBRA 110 ANOS - Futebol Português Online

03 janeiro 2024

AF PORTO - VILANOVENSE FUTEBOL CLUBE CELEBRA 110 ANOS



Na Freguesia de Mafamude, em Vila Nova de Gaia nasceu a 1 de Janeiro de 1914 o Vilanovense Futebol Clube, que ao longo da sua vida desportiva e social se tornou num dos grandes símbolos desportivos do desporto gaiense. O Parque Soares dos Reis é a sua mítica casa, animada pela fiel claque Vila Boys. Talvez o futebolista mais ilustre que vestiu a camisola Vilanovense tenha sido o internacional brasileiro Hulk, que chegou ao Vila em 2002 com 15 anos mas, orgulhosamente envergaram o manto vermelho e preto os campeões do mundo Sub 20 de Lisboa 91 Toni e Manuel Tulipa e, o internacional português Nelson, lateral direito que jogou no SL Benfica. Josivan (FC Porto), Nuno Pinto (Boavista FC), José Carlos (Formação FC Porto, Vitória FC e Varzim SC), Madureira (Vitória SC), Álvaro Pacheco (actual treinador do Vitória SC), Charles Chad (FC Porto, CD Trofense), Paulo Grilo (Atlético CP, GD Estoril - Praia e FC Alverca) Nando (ex capitão do Leça FC), Chico Silva (FC Paços de Ferreira), André Macanga (SC Salgueiros, FC Porto), Vítor Oliveira (CD Trofense) e João Amaral, formado no clube, que joga actualmente nos turcos do Kocaelispor também fazem parte desta belíssima história que comemora em 2024 110 anos de vida. No banco, Edmundo Duarte, Fernando Festas, Eduardo Luís e Domingos Sá Pereira são os treinadores de maior nomeada. Em relação à última participação do Vilanovense FC nas competições nacionais Edmundo Duarte era o técnico, numa temporada terminada na 11ª posição da Série norte da extinta III Divisão Nacional e, o último treinador oficial foi José Carlos Afonso em 2008/09 na 1ª Divisão Distrital da AF Porto. António Coelho, 49 anos, natural de Vila Nova de Gaia, formado no Vilanovense FC, representou a equipa sénior durante uma época e joga na equipa de veteranos. É presidente há 10 anos, e aceitou a nossa solicitação para nos falar das comemorações dos 110 anos do seu clube do coração, do futuro e das ambições.


António Coelho - Presidente do Vilanovense FC e Vila FC  


"Vamos organizar a gala dos 110 anos do Vilanovense FC que será apresentada pelo jornalista Fernando Eurico da Antena 1, onde vamos entregar as medalhas aos associados com 25, 50 e 75 anos de sócio do nosso clube."


"Iremos criar a revista dos 110 anos do Vilanovense FC que ilustra a vida do Vilanovense FC desde os escalões de formação até ao futebol sénior, homenagear os ex dirigentes já falecidos, hastear a nossa bandeira e contar com a presença de uma banda da nossa Cidade."


" O projecto do novo estádio é a principal prioridade e está praticamente pronto. Obra orçada em 3 milhos de euros, que conta com dois campos de futebol e uma sede social. A correr bem irá a concurso no próximo ano."


"Queremos melhorar a nossa formação e colocar o escalão de Sub 19 no campeonato nacional quando tivermos o estádio novo. Com a nova infraestrutura desportiva queremos captar mais sócios e patrocinadores, e colocar a equipa sénior na Super Elite da AF Porto."


"Criamos o Vila FC para subir patamares com a equipa sénior, para quando liquidarmos as dívidas voltarmos a ser Vilanovense FC. Dessa forma não precisarmos de começar nas divisões mais baixas da AF Porto. Para isso acontecer temos de pagar o que falta á segurança social, que são cerca de 120 mil euros e chegar a acordo com as finanças."



Rui Cardoso   

  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.